Equipe do Projeto Espaço de Artes e Artesanato Indígena da Esmat realizou visita técnica em duas aldeias indígenas na Ilha do Bananal

As visitas técnicas ocorreram nos dias 24 a 27 de agosto de 2022, nas aldeias Santa Izabel, do Povo Iny Karajá, e na Aldeia São João, do Povo Javaé, ambas na Ilha do Bananal. A equipe do Projeto Espaço de Artes e Artesanato Indígena da Esmat tem por objetivo percorrer todas as Terras Indígenas do Tocantins, durante este ano, em busca de artesanatos que representem esses povos, visando à criação de um espaço, na Esmat, de exposição permanente desses materiais.

O encontro foi marcado por fortes emoções, os povos Iny Karajá e Javaé contam com belíssimos artesanatos, caracterizados principalmente pelo grafismo elaborado e pela exuberância dos cocares e adereços. A equipe do projeto teve como preocupação o fortalecimento da identidade e da cultura dos povos, buscando resgatar, durante a pesquisa, imagens, textos e/ou artefatos que despertassem novas perspectivas sobre os indígenas.

viagem ilha do bananal

Um exemplo é o fato de que as mulheres indígenas do povo Iny Karajá constroem, a partir do barro, uma boneca chamada Ritxokó. Reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN), o objeto é considerado uma expressão artística e cosmológica dos povos Karajás.

Sendo uma representação cultural significativa, com técnicas tradicionais e transmitidas de geração em geração, a atividade comporta significados sociais profundos. Na ocasião, também foram doadas algumas roupas e mantas arrecadadas em campanhas realizadas pelo Tribunal de Justiça do Tocantins.

 

Texto: Francielly Oliveira — Comunicação Esmat

Fotos: Hodirley Canguçu e João Leno Tavares

Equipe do Projeto Espaço de Artes e Artesanato Indígena: Silvânia Olortegui e a Antropóloga Reijane Pinheiro

whatsapp logo 1


Close Responsive Menu
Courses Library
Scrolling to the top