Teve início, na manhã desta segunda-feira (14/10), a XV Edição do Seminário que acontece em Portugal, com o tema “Risco e Justiça Climática”.
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa foi o palco desta Edição que faz parte do Congresso Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional.
O primeiro painel teve início com o pronunciamento da debatedora Bleine Queiroz Caúla, que presidiu a mesa composta pelos painelistasCarla Amado Gomes, representante do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP), Rui Lanceiro, representante da Universidade de Lisboa, desembargador Marco Villas Boas, presidente do COPEDEM e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e Valdir de Carvalho Campos, representante da Mandaliti Advogados.
A Conferência que iniciou os trabalhos foi apresentada pela professoraCarla Amado Gomes, com o tema “Os municípios portugueses face às alterações climáticas: um cenário inquietante”.
Na sequência, a apresentação do tema “Novos ventos na américa latina sobre direito de acesso à informação ambiental, participação pública em matéria ambiental e acesso à justiça ambiental”, apresentado pelo professor Rui Lanceiro.
O tema “A proteção do ambiente da Amazônia”, foi apresentado na sequência pelo desembargador Marco Villas Boas e ao final do primeiro painel foi apresentado o tema “Construções consolidadas e meio ambiente equilibrado” pelo professor Valdir de Carvalho Campos.
Os trabalhos no primeiro painel foram encerrados com a abertura dos debates e perguntas aos participantes presentes no evento.
A programação continua até às 19 horas, fuso horário de Portugal.