II Encontro de Gestão Socioambiental do Poder Judiciário do Tocantins reforça compromisso das comarcas estaduais com a Sustentabilidade

Foto: Rondinelli Ribeiro (TJTO)

Paralelo à programação do IV Seminário de Gestão Socioambiental com o tema: Atuação em rede em prol do lixão zero no Tocantins, ocorreu, na manhã desta sexta-feira no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, o II Encontro de Gestão Socioambiental do Poder Judiciário do Tocantins, destinado a magistrado (as) diretores de foros, gestores (as) e servidores(as) do TJTO. O evento reafirma o compromisso da instituição com a sustentabilidade e com a eliminação dos lixões no Estado.

O encontro começou com a exibição de um vídeo educativo sobre assédio, destacando a importância de manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. Logo após, os (as) participantes foram incentivados(as) a participar de uma pesquisa sobre o tema, acessível por meio de um QR Code exibido no telão, promovendo a reflexão coletiva e o engajamento de todos(as) os(as) presentes.

A desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do Tribunal de Justiça e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJTO, abriu oficialmente o evento. Em seu discurso, ressaltou a relevância do PLS como ferramenta estratégica para a promoção da sustentabilidade nas operações do Judiciário.

“Hoje, mais do que nunca, enfrentamos uma série de problemas socioambientais que demandam uma ação conjunta e decisiva. A degradação do Meio Ambiente, as desigualdades sociais e os desafios da sustentabilidade colocam diante de nós a urgência de repensar nossos modelos de gestão e a nossa própria relação com o planeta. Por isso, a gestão sociambiental é essencial e, no Poder Judiciário Tocantinense, ela vem instrumentalizada pelo nosso PLS”, argumentou.

A desembargadora também abordou a questão do monitoramento dos mais de cento e trinta indicadores por meio do Sistema de Gestão de Informação Sociambiental (SIGA), desenvolvida pela equipe técnica do TJTO e que é modelo de implementação em outros tribunais de justiça brasileiros. “Um sistema que podemos chamar de nosso e que nesse semestre passou por uma revitalização, a fim de facilitar o acesso dos(as) usuários(as), tornando a interface mais intuitiva e eficiente, além de medidas para garantir a segurança e a integridade das informações armazenadas”, lembrou.

Apresentações sobre o PLS e o Sistema SIGA

O evento continuou com a apresentação do painel “PLS e Balanço da Sustentabilidade”, conduzido por Leila Jardim e Cintia Azevedo. As facilitadoras detalharam as ações implementadas no âmbito do Plano de Logística Sustentável, incluindo a distribuição do PLS Simplificado, que visa facilitar a compreensão e a aplicação dos conceitos sustentáveis pelos (as) servidores(as) do TJTO. A partir do dia 1° de julho, o sistema SIGA  passará por atualizações.

Case de Sucesso: Projeto Alvorada Sustentável

O  secretário do Foro Fábio Adriane de Oliveira e o magistrado Fabiano Gonçalves Marques, juiz diretor  da Comarca de Alvorada, apresentaram o case de sucesso “Projeto Alvorada Sustentável”. Este projeto pioneiro destacou como práticas sustentáveis foram implementadas com sucesso na comarca, resultando em uma significativa redução do impacto ambiental e servindo de modelo para outras comarcas do Estado.

Entrega do Certificado “Comarca Sustentável”

A desembargadora Ângela Prudente entregou certificados sobre “Comarca Sustentável”, reconhecendo as comarcas que mais se destacaram na redução do consumo de energia elétrica, água, impressão e telefonia fixa. Essa iniciativa visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis e reconhecer o empenho das comarcas em promover a eficiência e a conservação de recursos.

Resultados do Ranking de Redução

Energia Elétrica

3ª Entrância: Guaraí, Pedro Afonso, Cristalândia

2ª Entrância: Palmeirópolis, Peixe, Xambioá

1ª Entrância: Itacajá, Wanderlândia, Novo Acordo

Água e Esgoto

3ª Entrância: Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Cristalândia

2ª Entrância: Peixe, Itaguatins, Natividade

1ª Entrância: Novo Acordo, Araguacema, Goiatins

Impressão

3ª Entrância: Augustinópolis, Porto Nacional, Pedro Afonso

2ª Entrância: Itaguatins, Formoso do Araguaia, Miranorte

1ª Entrância: Goiatins, Wanderlândia, Itacajá

Telefonia Fixa

3ª Entrância: Cristalândia, Palmas, Augustinópolis

2ª Entrância: Paranã, Ananás, Alvorada

1ª Entrância: Novo Acordo, Araguacema, Goiatins

Doações ao Hospital do Amor

O evento foi concluído com uma nota de agradecimento aos(às) participantes. Em seguida, em uma visita ao Hospital do Amor, foram entregues 826 quilos de materiais recicláveis, sendo 497,6 kg de lacres de latas de alumínio e 328,4 kg de tampinhas de garrafas pet, arrecadados ao longo do ano em campanhas solidárias promovidas pelo Tribunal de Justiça do Tocantins.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima