Curso de Brigada de Incêndio capacita servidores(as) para atuação em situações de emergência

Foto: Divulgação

Iniciadas com aulas teóricas ao vivo via Google Meet, de 14 a 17 de outubro, as atividades da Formação da Brigada de Incêndio – Turmas II e III – foram concluídas com as práticas presenciais nos dias 23 e 24 de outubro.

Com três turmas simultâneas nesta primeira etapa, o curso oferecido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) abordou conteúdos como prevenção e combate a incêndios, teoria do fogo, abandono de área e primeiros socorros, com o objetivo de preparar os(as) participantes para atuarem com responsabilidade e agilidade em situações de emergência. Já a etapa prática foi desenvolvida no Anexo IV e no Fórum de Palmas, com simulações supervisionadas por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.

Para Terezinha Pereira, colaboradora da Turma II, o curso trouxe aprendizados práticos e acessíveis que podem fazer a diferença em momentos críticos.

“Gostei muito do curso, foi uma experiência muito boa. Eu aprendi como lidar com incêndios e situações de emergência, como em caso de infarto. Sinto-me mais preparada e muito satisfeita por ter participado”, disse.

Edilma Sousa Mota, auxiliar judiciária lotada no Arquivo Geral do TJTO, avaliou a experiência como enriquecedora: “Participar do curso foi uma experiência muito importante e gratificante. O curso me fez repensar sobre a importância da prevenção e atuação de emergência no nosso local de trabalho, como também no nosso dia a dia”.

Já Jessyca Lira, da Assessoria Jurídica da Junta Médica e participante da Turma III, reforçou o caráter coletivo da segurança institucional.

“Participar do curso foi uma experiência extremamente enriquecedora. O treinamento proporcionou conhecimentos fundamentais sobre prevenção e combate a incêndios, evacuação de ambientes e primeiros socorros, ampliando minha capacidade de agir com segurança e responsabilidade em situações de emergência. Sinto-me mais preparada para contribuir para um ambiente mais seguro. Recomendo a todos(as) a participação nesse tipo de capacitação, pois a segurança é um compromisso coletivo e o conhecimento adquirido pode fazer toda a diferença em momentos críticos”, comentou.

Próximas etapas

O curso está sendo ministrado pelos profissionais: 1º Tenente Neivaldo Honorato de Melo, Sargento Lynneker Alexander Charley Brito Marques e André Luís Tonaco Costa. A iniciativa faz parte de um cronograma que prevê a capacitação de seis turmas até novembro deste ano, alcançando servidores(as) de diferentes unidades do Poder Judiciário Tocantinense. 

As próximas turmas serão voltadas à Corregedoria-Geral da Justiça (Turma IV), ao Tribunal de Justiça (Turma V) e à própria Esmat (Turma VI). Ao final do ciclo, mais de cem profissionais terão sido capacitados(as), contribuindo para a construção de uma cultura preventiva e colaborativa no âmbito do Judiciário Tocantinense.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima