
Com olhar voltado à inovação no ensino à distância e ao fortalecimento da atuação docente, teve início, neste mês de agosto, o EaD Pro – Curso de Formação para Tutores –, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), que busca qualificar profissionais para atuarem como tutores(as) em ambientes virtuais de aprendizagem. A formação é reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) como nível 2 do Programa de Formação de Formadores, conforme Portaria n° 221, de 2025.
Com carga horária de 90 horas-aula e uma abordagem teórico-prática, o curso está estruturado em cinco módulos. A próxima e terceira webaula será realizada nesta quarta-feira, 27 de agosto, a partir das 9h. O primeiro módulo, dedicado ao tema Planejamento e Estruturação da Sala Virtual na Plataforma Moodle, segue até o dia 8 de setembro.
Voltado a docentes, servidores(as) públicos(as) e profissionais com atuação em formação jurídica e institucional, o EaD Pro tem como proposta não apenas capacitar para o uso técnico das plataformas digitais, mas também fomentar uma reflexão crítica sobre metodologias participativas, estratégias de ensino-aprendizagem e o papel do(a) tutor(a) como facilitador(a) da construção do conhecimento. A abertura do curso, realizada no dia 13 de agosto, contou com a presença do juiz doutor Wellington Magalhães, coordenador da capacitação.
Formação com impacto na prática profissional
Desde as primeiras aulas, o curso tem mobilizado os(as) participantes em torno de uma aprendizagem colaborativa e reflexiva. De acordo com o servidor Edir Pereira dos Santos, um dos alunos, a formação vai além do aspecto técnico.
“Muito além de capacitar tutores(as) e facilitadores(as), o objetivo é reunir diversas perspectivas sobre a metodologia já estabelecida. Essa formação representa, na minha opinião, uma perspectiva futura para os diversos cursos que ainda estão por vir”, comentou.
Ultrapassando as fronteiras do Tocantins, para Abab Nino, pesquisadora, advogada e assistente no Núcleo de Atenção e Promoção à Justiça Social (NAPJUS) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ), o curso representa uma oportunidade de crescimento técnico e pessoal.
“Está sendo muito interessante participar do curso. Ter esse conhecimento sistematizado, de qualidade, da forma como tem sido ministrado, tem sido muito relevante. A formação amplia meu leque profissional e contribui tanto para o meu trabalho no Tribunal quanto para outras atuações”, pontuou.
Sobre os(as) professores(as)
Entre os(as) facilitadores(as) do curso estão profissionais com experiência em educação corporativa e em EaD: Lily Sany Silva Leite (mestra em Modelagem Computacional de Sistemas e doutoranda em Governança e Transformação Digital), Jadir Alves de Oliveira (mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos), Bruno Odate Tavares (mestre em Modelagem Computacional de Sistemas) e Amanda Emilene Arruda (especialista em Gestão e Orientação Educacional).