Curso de Aperfeiçoamento em Mediação Familiar da segunda turma é concluído com sucesso

Foto: Ednan Cavalcanti

Conciliadores(as) e mediadores(as) credenciados(as) nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) dos polos de Palmas, Miracema do Tocantins, Guaraí, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional participaram, nos dias 27 28 e 29 de agosto, do curso de Aperfeiçoamento em Mediação Familiar. Em sua segunda edição, a capacitação foi realizada de forma presencial na sede da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

As aulas foram ministradas pelas professoras Indira Matos Freitas de Magalhães e Lorena da Cruz Neves Pimenta Gutierrez, que abordaram temas como autoconhecimento e gestão emocional, teoria moderna do conflito, comunicação não violenta, aspectos psicossociais dos conflitos familiares, fundamentos e dimensões da mediação familiar, além de técnicas específicas de mediação. Os(As) participantes também se engajaram em atividades práticas que incluíram comediação, recontextualização, identificação de propostas implícitas, escuta ativa, produção de opções, e a condução de sessões individuais.

Foto: Ednan Cavalcanti

A professora Lorena destacou a importância da metodologia ativa empregada no curso, que coloca os(as) participantes no centro do processo de aprendizagem.

“Foi uma honra ministrar o curso para as Turmas I e II. Com o uso da metodologia ativa, conseguimos estabelecer uma conexão empática e produtiva com os(as) profissionais credenciados dos Cejuscs Polos, promovendo troca de experiências efetiva e aprendizagem mútua”, comentou.

O curso foi desenvolvido com o objetivo de atualizar e capacitar mediadores(as) e conciliadores(as) para o exercício de suas funções, focando na aplicação de técnicas específicas em audiências de conciliação e sessões de mediação familiar.

Turma III

A próxima turma do curso será destinada aos(às) conciliadores(as) e mediadores(as) credenciados(as) nos Cejuscs Polos de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins e Tocantinópolis. As atividades terão início no auditório da comarca de Araguaína, a partir do dia 2 de setembro.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima