A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) encerrou, no dia 20 de agosto, as atividades da quarta turma do curso “Gestão ao Meu Favor: Estratégias para Resultados”, na comarca de Gurupi. Participaram do curso servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário do Tocantins, com atuação nas 1ª e 2ª instâncias, durante os dias 19 e 20 de agosto.
O curso integra uma iniciativa voltada para a Gestão de Desempenho das Unidades Judiciárias, com o objetivo de garantir eficiência, transparência e qualidade na prestação de serviços jurisdicionais à sociedade. Solicitada pela coordenadora das Metas Nacionais do 1º Grau, juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, a capacitação foi realizada em parceria com os(as) gestores(as) das Metas Nacionais do 1º Grau.
Além de Gurupi, o curso, que foi dividido em três turmas, também aconteceu nas comarcas de Araguaína e Palmas. As atividades tiveram como foco o desenvolvimento de planos de gestão e ação, baseados na análise e interpretação de relatórios estatísticos do Poder Judiciário, visando o cumprimento das Metas Nacionais estabelecidas para 2024.
A programação contou com a participação dos facilitadores Fabiano Gonçalves Marques e Cledson José Dias Nunes, que abordaram temas relacionados à gestão das metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de estratégias para seu cumprimento e a apresentação de manuais com dicas práticas, elaborados pelo Núcleo de Planejamento e Avaliação de Resultados (Nupara).
A facilitadora Darllanne Cristina dos Santos Ferreira Tacho também apresentou um painel sobre a gestão das comarcas, destacando uma visão geral e as principais funcionalidades. Complementando a programação, a facilitadora Kellen Cleya Madalena demonstrou o processo de cadastramento e movimentação processual, com foco no cumprimento das metas nacionais.