Dúvidas Frequentes

  1. Não trabalho no Poder Judiciário. Posso estudar na Biblioteca?

Sim. A Biblioteca é aberta ao público. Qualquer pessoa pode estudar em suas dependências durante o horário de funcionamento, das 12 às 18 horas. 

  1. Quem pode levar materiais emprestados?

Os(As) usuários(as) internos(as): magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense; alunos(as) da Esmat somente durante o período do curso. 

  1. Como devo proceder para me cadastrar na Biblioteca?

Dirija-se à Biblioteca com documento de identificação pessoal, com foto. Magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) deverão informar sua matrícula. Alunos(as) da Escola (sem vínculo com o Poder Judiciário) deverão apresentar comprovante de matrícula. 

  1. O que se pode levar emprestado?

Usuários(as) internos(as) podem levar até 5 livros* e 5 periódicos.

*Dicionários, enciclopédias e obras raras podem ser utilizados somente na Biblioteca. 

  1. Por quanto tempo é o empréstimo?

O empréstimo é por 15 dias corridos, podendo ser renovado pelo mesmo prazo até 3 vezes. 

  1. Como renovar um livro?

A renovação pode ser solicitada pessoalmente na Biblioteca ou por telefone. 

  1. E se o(a) usuário(a) esquecer-se de devolver?

Ele(a)  ficará suspenso(a) por período equivalente ao tempo de atraso na devolução. O prazo de suspensão se inicia quando o material é devolvido. Itens em atraso bloqueiam qualquer tipo de empréstimo no sistema. 

  1. É possível reservar algum livro?

Sim, basta solicitar à Biblioteca pessoalmente, por telefone ou na página de consultas do acervo online. Nos resultados da pesquisa, abaixo da descrição de uma obra emprestada, haverá a opção “Reserva”, que exigirá matrícula e senha do(a) usuário(a) na Biblioteca.
As reservas são registradas no sistema da Biblioteca. Assim, reservam-se apenas os materiais emprestados a outros(as) usuários(as). O item reservado ficará, por 24 horas, disponível para empréstimo somente àquele(a) que o reservou. 

  1. Como localizo um livro na estante?

Ao consultar o catálogo online, deve-se anotar o número de localização do item.
Exemplo: 347.6 O47c 2012. Este número está na etiqueta na lombada do livro e constitui-se da seguinte forma: 347.6 = Classificação do assunto (Direito de Família)

O47c = notação de autor, composta pela inicial do sobrenome do autor + número do autor + inicial do titulo do livro. (O Oliveira, José + 47 + c Curso de Direito de Família.).

2012 = ano do livro

Portanto, para encontrar o livro procurado, deve-se localizar primeiro a classificação do assunto e em seguida a notação de autor. Caso não consiga encontrar o livro que procura, peça ajuda aos(às) servidores(as) da Biblioteca. 

  1. Encontrei a obra no catálogo online. Como saber se está disponível?
    Abaixo da descrição de cada obra nos resultados da pesquisa, há a opção “Exemplares”, que informa a disponibilidade do material, datas de empréstimo e devolução e o número do exemplar. 
  1. Posso comer e beber na Biblioteca?

Não é permitido. O consumo de alimentos e bebidas no interior da biblioteca pode acarretar danos aos livros utilizados. Como patrimônio público, todos(as) devem zelar por eles. Em caso de danos ocasionados por alimentos e bebidas, o(a) usuário(a) ficará responsável pela substituição do bem danificado. 

  1. Perdi um livro. O que eu faço?

Procure a Biblioteca imediatamente e comunique a perda antes do vencimento do prazo para devolução, a fim de evitar penalidades. Será necessária a reposição do item perdido (mesma edição ou a mais recente) em até 30 dias. Caso a edição esteja esgotada, indicaremos um similar para a reposição.

Doações

Política de doações à Biblioteca

A biblioteca está aberta a doações de livros e periódicos, mas adota critérios para receber materiais doados e incorporá-los a seu acervo.
Os critérios de seleção respeitam a finalidade da biblioteca e consideram seu espaço físico limitado. Assim, não serão aceitos os seguintes materiais:
• cópias reprográficas;
• enciclopédias;
• coleções impressas de periódicos que estiverem disponíveis online;
• livros didáticos de ensino fundamental e médio;
• apostilas de cursinho e concurso;
• jornais e revistas semanais, de variedades e atualidades correntes;
• obras em mau estado de conservação, exceto obras raras (conforme critérios da biblioteca e sem sinais de infestação por insetos ou fungos).

O doador deve consultar previamente o interesse da biblioteca pela doação, a qual uma vez realizada, não será devolvida.
O doador também deve estar ciente que após a avaliação, a biblioteca terá autonomia para incorporar os itens ao acervo, encaminhá-los a outras instituições ou descartá-los.

Esses procedimentos devem ser observados para que a biblioteca mantenha a qualidade de seu acervo e atendimento.
Em caso de dúvida, entre em contato por e-mail ou telefone.

Bases Online

A biblioteca dispõe de duas plataformas de pesquisa cujo conteúdo está acessível na Intranet: a Revista dos Tribunais Online, Biblioteca Digital Fórum de Livros e a Biblioteca Digital ProView™.

A Revista dos Tribunais Online permite acesso a 31 periódicos produzidos pela Editora Revista dos Tribunais, cujos artigos podem ser baixados na íntegra pelo usuário, além de impressos e enviados por e-mail no formato rtf ou pdf.
A plataforma também permite acesso à coleção de livros Doutrinas Essenciais – com diversos ramos do direito –, a legislações comentadas e a pareceres de autoridades do mundo jurídico.

Por sua vez, a Biblioteca Digital Fórum de Livros (BID Livros) disponibiliza um acervo com 150 obras da Editora Fórum voltadas para o Direito Público, cujo acesso é ilimitado e simultâneo entre os usuários.
Na BID Livros é possível pesquisar no texto das obras e realizar citações diretamente do texto, com os recursos “copiar e colar”, eliminando a digitação.

A Biblioteca Digital ProView™ é uma plataforma que reúne um acervo inicial com mais de 800 obras da Editora Revista dos Tribunais e Fiscosoft. Atualização mensal da Biblioteca, com lançamento de novos títulos e novas edições. Possibilidade de realizar pesquisas dentro da Biblioteca e dentro de cada obra. Possibilidade de fazer anotações personalizadas, destaques e marcações em qualquer obra disponível, e também impressão do conteúdo em formato PDF. Acesso via Intranet.

Histórico

A Biblioteca da Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT foi criada em 1999 e originalmente estava vinculada à Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Tocantins. Foi concebida para atender o Poder Judiciário, com o objetivo de oferecer suporte informacional aos magistrados e servidores do Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral de Justiça e às 42 Comarcas do Estado.


A partir de 2010, a biblioteca passou a fazer parte da estrutura organizacional da Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT; atualmente funciona em sua nova sede.  Continua sendo responsável pelo gerenciamento das fontes de informação disponíveis para as diversas unidades que compõem o Poder Judiciário do Estado do Tocantins, mas, além disso, oferece suporte  didático, científico e pedagógico à ESMAT,  atendendo de maneira satisfatória a comunidade acadêmica (docentes, discentes, servidores e pesquisadores).

A Biblioteca da Escola Superior da Magistratura Tocantinense é especializada em Direito, mas também possui obras não jurídicas que servem de apoio à atuação e administração do Poder Judiciário; oferece também suporte aos cursos desenvolvidos pela Esmat. O acesso para estudo e consulta é livre a todos e a todas. O empréstimo domiciliar se restringe a magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense, e aos (às) alunos(as) de Pós-Graduação da  Esmat somente durante o período do curso.

Funcionamento: De 2ª a 6ª, das 12 às 18 horas.

Endereço: Escola Superior da Magistratura Tocantinense | Avenida Theotônio Segurado, Plano-Diretor Norte, AANE 40, QI-01, Lote 03. CEP: 77006-332, Palmas-TO
Contato: (63) 3218-4357 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

História

A Biblioteca foi criada em 1999, inicialmente instalada no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, a fim de atender à demanda informacional de magistrados(as) e de servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense. Em 2010, a Biblioteca passou a fazer parte da estrutura organizacional da Escola Superior da Magistratura Tocantinense para oferecer suporte didático e científico à comunidade acadêmica da Escola, além de gerenciar o acervo bibliográfico disponível às unidades do Poder Judiciário Tocantinense. 

Acervo 

Coleção Principal Predominantemente composta de livros jurídicos, mas também possui obras de áreas afins à atuação e administração do Poder Judiciário, bem assim de literatura brasileira e estrangeira. Pela Intranet e/ou Internet, ainda é possível consultar as Plataformas Digitais, Proview, MagisterNet e Minha Biblioteca.


Coleção Especial – Acervo de obras clássicas e fora de catálogo, com obras de grandes juristas brasileiros – Pontes de Miranda, Ruy Barbosa e Clóvis Bevilacqua – e estrangeiros.

Periódicos – Coleção com mais de 100 títulos de periódicos impressos e digitais. Parte dos artigos impressos está indexada, com consulta disponível no catálogo online; parte do acervo é composta pela base de dados Proview que traz o acervo dos Periódicos da Editora Revista dos Tribunais e da MagisterNet que traz os periódicos da Editora Lex Magister. 

Diário da Justiça 

Coleção completa de edições impressas do Diário da Justiça do Estado do Tocantins de 1989 a 2006. A coleção foi digitalizada e disponibilizada no sistema de consultas da Biblioteca, ficando acessível a toda a comunidade. 

Bases de Dados

A Biblioteca dispõe de três plataformas de pesquisa cujo conteúdo está acessível na Intranet e/ou Internet:

Biblioteca Digital ProView É uma plataforma que reúne um acervo inicial com mais de 800 obras da Editora Revista dos Tribunais e Fiscosoft. A atualização da Biblioteca se dá mensalmente, com lançamento de novos títulos e de novas edições. É possível realizar pesquisas na Biblioteca e em cada obra; fazer anotações personalizadas, destaques e marcações em qualquer obra disponível, e também impressão do conteúdo em formato PDF. Acesso via Intranet/Internet, solicitar cadastro na Biblioteca. 

Minha Biblioteca – Esta plataforma tem um acervo com mais de 8.000 títulos, 100% na língua portuguesa; atende mais de 200 cursos e mais de 1.500 disciplinas. São 12 grandes editoras acadêmicas e 15 selos editoriais, entre estes: Grupo A, Grupo Gen, Atlas, Manole, Saraiva, Cortez, Forense LTC, Método. Um catálogo rico em áreas de especialização: Ciências Jurídicas, Humanas, Exatas, Sociais Aplicadas, Agrárias, Biológicas e Saúde. Acesso via Internet, solicitar cadastro na Biblioteca.

Magister Net – Repertório Autorizado pelo TST, STF e STJ, Revistas Especializadas online. Mais de 1.000 edições dos periódicos Lex, Jurisprudência. São mais de 24 milhões de julgados selecionados dos principais brasileiros, Legislação. São mais de 130.000 normas legais atualizadas: Constituição Federal; Códigos Estaduais; Normas e Destaques; Medidas Provisórias; Leis Complementares; Leis Ordinárias; Decretos-Leis; Decretos Legislativos; Decretos Doutrinas; Base Doutrinária com mais de 6.000 artigos dos maiores expoentes jurídicos nacionais, nas diversas áreas do Direito, Modelos de Pareceres, Sentenças, Despachos e Contratos – inserção em andamento. Acesso via internet, solicitar cadastro na Biblioteca.

Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.