A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) realiza, entre os dias 2 e 4 de agosto, a capacitação de magistrados(as) e de servidores(as) para atuarem em laboratórios de inovação, proporcionando-lhes o curso Do Conceito à Implementação: Capacitação para Laboratoristas de Inovação. Estão sendo oferecidas 10 vagas. Os interessados(as) em participar da capacitação deverão solicitar inscrição via e-mail para o endereço:
As aulas serão voltadas para o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe, para que possam trabalhar como agentes de mudança e contribuir para o sucesso dos projetos de inovação, aplicando conceitos e ferramentas de gestão da inovação, desde a identificação de oportunidades à implementação de soluções inovadoras. A modalidade é presencial na Escola Superior da Magistratura, onde os(as) participantes deverão comparecer das 8h30 às 11h40 e das 14h às 16h30. Para acessar o edital, clique aqui.
Sobre o curso
O laboratório de inovação pode ser considerado um ambiente de exploração de novas ideias, tecnologias e soluções para resolver problemas que impactam positivamente a sociedade e é composto por equipes multidisciplinares responsáveis por pesquisar, criar e testar novas soluções para desafios específicos, utilizando metodologias de design thinking, prototipagem rápida, experimentação e aprendizado ágil.
Nosso objetivo é capacitar os(as) principais agentes da justiça para liderar e desenvolver processos de inovação, oferecendo-lhes habilidades para identificar oportunidades de criar estratégias de inovação, gerenciar projetos de inovação e implantar soluções criativas e inovadoras em serviços e processos, mas também desenvolver pensamento crítico e criativo para solucioná-los, criando ainda um ambiente de trabalho que encoraje a criatividade e a experimentação, promovendo a cultura da inovação na instituição.
Sobre a facilitadora Yna Barbosa Honda e Sousa
Doutoranda em Tecnologia e Inovação (UTFPR). Pós-Graduanda em Neurolaw (ESMAFE). Mestra em Governança e Sustentabilidade, pelo ISAE/FGV, 2019. Possui: formação de laboratorista, pelo Ijusplab, da Justiça Federal de São Paulo, 2019; e certificação internacional em Storytelling – McSill Story Studio, 2020. Especialista em Direito Tributário, pelas Faculdades Integradas Curitiba, 2001. Graduada em Direito, pela UFPR, 1999. Analista Judiciária no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desde 2008.