Escola da Magistratura do Amazonas lança clube do livro sobre literatura contemporânea escrita por mulheres; participação é aberta ao público

Foto: Divulgação/Esmam

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) está com inscrições abertas para o projeto “Clube do Livro – O Judiciário lê mulheres”, que será realizado na modalidade online, com encontros mensais a partir de 30 de abril. A iniciativa é voltada a magistrados, servidores, estagiários e colaboradores, e também é aberta ao público interessado.

O projeto será conduzido pela professora e magistrada Vanessa Anitablian Baltazar e tem como proposta promover a formação de leitores críticos por meio da leitura e análise de obras da literatura brasileira contemporânea, com ênfase na produção literária feminina. A programação reúne autoras de diferentes regiões do país e estimula reflexões sobre temas como identidade, território, memória, violência e linguagem, valorizando a diversidade cultural e regional do Brasil e as múltiplas perspectivas femininas sobre a experiência social, histórica e afetiva.

De acordo com o secretário-geral da Esmam, João Paulo Jacob, os encontros ocorrerão em formato de palestras dialogadas, combinando exposições teóricas com leituras comentadas de textos literários e críticos. Cada reunião parte da apresentação do contexto histórico, social e estético das obras e de suas autoras, com apoio de material bibliográfico, iconográfico e audiovisual.

“A análise dos textos será conduzida de forma coletiva, estimulando a interpretação, a argumentação e a escuta entre os participantes. As leituras serão articuladas com debates sobre temas como identidade, memória, violência, linguagem e justiça, favorecendo uma abordagem interdisciplinar. A metodologia privilegia a participação ativa do público, por meio de discussões orientadas, perguntas e trocas de experiências, promovendo a construção compartilhada de sentidos e a formação de leitores”, explicou Jacob.

Cronograma dos encontros

  • 30 de abril: O som do rugido da onça – Micheliny Verunschk (2021) – PE, Recife
  • 28 de maio: Perifobia – Lilia Guerra (2025) – SP, São Paulo
  • 18 de junho: Degola – Monique Malcher (2025) – PA, Santarém
  • 23 de julho: A árvore mais sozinha do mundo – Mariana Salomão Carrara (2024) – SP, São Paulo
  • 20 de agosto: Meridiana – Eliana Alves Cruz (2025) – RJ, Rio de Janeiro
  • 24 de setembro: Louças de família – Eliane Marques (2023) – RS, Sant’Ana do Livramento
  • 29 de outubro: Mata doce – Luciany Aparecida (2023) – BA, Jaguaquara
  • 26 de novembro: Boca do mundo – Dia Bárbara Nobre (2025) – CE, Juazeiro do Norte

Instrutora

Vanessa Anitablian Baltazar é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade Autônoma de Direito (2010) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Atualmente é Juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), com experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Privado.

As inscrições podem ser feitas no site da Esmam, pelo link: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.