A bibliotecária Silvânia Olortegui, da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realizou, nessa terça-feira (12/11), a entrega de 445 livros arrecadados na campanha “Ler Liberta à Unidade de Tratamento Penal do Cariri, em Gurupi.
Os exemplares foram recebidos pela chefa de cartório, Valquiria Martins Volpati; o coordenador pedagógico da unidade, Danilo Roberto Volpati; e a chefa adjunta do chefe de plantão, Sheila Cristina Magalhães.
A iniciativa busca promover a democratização do acesso à leitura dentro da unidade prisional, contribuindo para a remição penal. Em depoimento, Silvânia destacou a importância dessa ação.
“Campanhas como essa são importantes para a reintegração social e o acesso ao conhecimento e à educação, mobilizando a comunidade pela sensibilização e participação social e trazendo um impacto positivo na reabilitação dessas pessoas”, reforçou.
Parte dos livros doados é oriunda das leituras realizadas durante o projeto das Oficinas Literárias, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) em parceria com a Esmat, proporcionando a pessoas privadas de liberdade o acesso a livros que abordam a reflexão crítica sobre temas sociais.