
Servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense participaram, na terça-feira (30/9), do curso Locomoção Automatizada no Eproc – 2025 – 1º Grau. Realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o conteúdo foi conduzido pela facilitadora Celma Barbosa Pereira, especialista e servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), com experiência na implantação e no suporte jurídico-técnico do Processo Judicial Eletrônico (Eproc).
Para Amanda Coêlho, servidora da Secretaria Unificada das Varas Cíveis, a capacitação foi uma oportunidade de aprendizado aplicado. “O curso foi muito produtivo, com uma explanação clara e objetiva da Celma. Tivemos a possibilidade de tirar dúvidas e acompanhar exemplos práticos. Certamente irá contribuir para minha atuação quando da implantação da locomoção automatizada no sistema Eproc”, avaliou.
Com carga horária de 4 horas, a capacitação abordou, de forma prática, os principais fluxos e funcionalidades da ferramenta de gestão de mandados no sistema Eproc. A proposta foi reforçar a competência técnica dos(as) participantes quanto à vinculação correta das despesas de locomoção aos mandados, em conformidade com a Portaria Conjunta nº 13/2024, que regulamenta a automatização dessas despesas, e com a Portaria Conjunta nº 11/2022, que trata das Centrais de Mandados Automatizadas.
Nova turma
Inicialmente previsto para ocorrer em formato híbrido, com transmissão ao vivo para as comarcas do interior, o curso foi realizado exclusivamente de forma presencial, devido a instabilidades técnicas na conexão de internet. Os(As) inscritos(as) das demais comarcas receberão, por e-mail, uma nova data para participação em outra turma.