“Professor muito acessível, muito cuidadoso com a terminologia científica e muito incentivador”, foi assim que o juiz Francisco Vieira Filho, da comarca de Araguaína, descreveu as atividades realizadas pelo juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Maurício Ferreira Cunha, durante os cinco dias do curso “Aspectos Teóricos e Práticos do Código de Processo Civil”.
Iniciado em 15 de abril e concluído nesta sexta-feira (19/4), a capacitação, credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), teve como propósito proporcionar uma compreensão aprofundada, tanto teórica quanto prática, do Código de Processo Civil aos(às) magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense.
Após a conclusão do curso, espera-se que os(as) alunos(as) estejam preparados(as) para aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades diárias, promovendo uma atuação mais eficiente e alinhada com as atuais discussões e construções jurídicas.
O juiz Francisco Vieira Filho enfatizou a importância da iniciativa e destacou: “além de nos proporcionar uma reciclagem de conhecimento, nos entusiasmou bastante. Tivemos contato com a mais moderna doutrina e jurisprudência acerca de institutos ainda em reflexão no Judiciário. O humanismo do professor também nos encantou, evidenciando não apenas seu conhecimento intelectual, mas sua envergadura moral. Ele nos transmitiu os ensinamentos com preocupação pela repercussão na sociedade e nos proporcionou uma visão empírica do direito, por meio de decisões judiciais, além de dinâmicas bem fundamentadas na pedagogia do ensino”.
A servidora da Enfam, Naysa Polliana Freire, esteve presente e acompanhou o desenvolvimento do curso.