Metodologia da Pesquisa aplicada de forma criativa para alunos do Mestrado

Diferente e bastante curiosa foi a aula da manhã desta quinta-feira (9/2), na disciplina de Metodologia da Pesquisa, ministrada para os alunos do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

Os professores doutores Suyene Monteiro da Rocha e José Wilson Rodrigues de Melo surpreenderam a turma ao aplicar um método que despertasse nos futuros mestres os fundamentos da metodologia, usando como técnica o simples preparo de lanches.

"A ideia foi despertá-los quanto à ação, à tomada de decisão, e à compreensão de que tudo que é realizado tem organização, uma metodologia. O objetivo geral era o de preparar o lanche; o objetivo específico era o de fazer patês, sanduíches e docinhos. Parecia algo simples, mas foi uma demonstração prática e interessante."

O professor José Wilson foi ainda mais profundo ao relatar que "o saber e o sabor têm a mesma origem etimológica. O saber necessita ter o seu lado saboroso, e essa experiência em sala, o aprendizado que teremos, pode nos trazer saber e sabor". 

Para a defensora pública, aluna do mestrado Kátia Daniela Neri, "essa foi realmente uma grande iniciativa, uma vez que esse tema costuma ser aplicado de forma maçante. Aprendemos nos divertindo". 

 

Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.