A noite dessa quinta-feira (17/11) foi marcada pela solenidade de entrega de certificados dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público, Criminologia e Ciências Criminais e Teoria da Decisão Judicial, e realizada no Tribunal de Justiça do Tocantins, pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense.
No auditório do TJTO, o evento reuniu autoridades e familiares que prestigiaram mais essa conquista de magistrados e servidores que persistiram nos estudos, na dedicação aos trabalhos e resistiram à árdua jornada de atividades e apresentação dos TCCs, o que resultou na aprovação e certificação.
O diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, em sua fala na abertura oficial, felicitou os novos especialistas pela conclusão do curso e frisou que "a jurisdição do Tocantins é segura e respeitada porque é feita por homens e mulheres, tanto juízes como servidores, que entendem bem as matérias com as quais lidam em seu dia a dia. Isso é fruto de uma busca contínua pela qualificação, fruto de uma preocupação constante com o aperfeiçoamento de suas habilidades," ressaltou o diretor.
A coordenadora do curso de Criminologia e Ciências Criminais, Fernanda Matos, ressaltou a contribuição da Esmat. "A escola nos proporciona investigação e aproximação com a tolerância. Espero que, com o término da jornada em sala de aula, continuem se propondo à defesa intransigente e respeito pelas liberdades individuais e dignidade humana. A Escola buscou os melhores docentes, ofereceu moderna estrutura, equipe qualificada, fatores estes que facilitaram o sucesso do curso," finalizou.
A juíza Flávia Afini Bovo, coordenadora adjunta do curso de Direito Público, frisou que "o saber é renovação, os frutos deste trabalho são verificados nesta noite. Os alunos precisam, agora, ser a resposta que a Esmat precisa ouvir. Precisam refletir, na sociedade, o reflexo desta conceituada Escola.
Do curso de Teoria da Decisão Judicial, falou o coordenador Thiago Gagliano Pinto, destacando que "a nossa Pós é inédita no Brasil, ela preparou os senhores para enfrentar de peito aberto as situações mais complexas com as quais estamos acostumados a lidar”.
Finalizando os discursos, a convidada especial Ana Cláudia Karam, diretora da Escola de Direito, CEU IICS, ressaltou: "o direito não é apenas o saber, mas sim a aplicação do justo. Não podemos ficar apenas nas bordas, precisamos voltar os nossos olhos também para as áreas afins. É preciso diminuir a realidade entre os abismos criados pela sociedade e a justiça. Cabe a nós a aplicação deste justo direito."
O orador representante, juiz Gilson Coelho Valadares, ressaltou a frase "saímos muito mais qualificados e conscientes da imensa responsabilidade que temos no seio da sociedade."
O presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes, prestigiou a solenidade.
{gallery}noticias/2016/novembro/entrega_certificados{/gallery}