
A palestra sobre o avanço da Inteligência Artificial apresentada pelo desembargador Samuel Meira Brasil Jr., presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), marcou o encerramento do Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), realizado, nessas quinta e sexta (21 e 22/8), em Vitória.
O encontro, promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e com a Escola Superior da Magistratura do ES (Esmages), reuniu diretores(as), coordenadores(as) e assessores(as) de Escolas Judiciais de todo o Brasil para debater estratégias para o aperfeiçoamento de magistrados(as) e de servidores(as), buscando aproximar cada vez mais o Poder Judiciário da população e enfrentar desafios como a morosidade processual.
Nessa sexta-feira (22/8), também tiveram destaque os temas: Regulação das Escolas de Governo para a oferta de Cursos EaD, abordado por Daniel de Aquino Ximenes, diretor de Regulação da Educação Superior do MEC; Os impactos da Inovação no Poder Judiciário, abordado por Felipe Damous, do TJMA; Programa Stricto Sensu em Rede, tratado pelo convidado Thiago Matsushita; e O Uso de IA na Prática Jurídica, trazido pela palestrante Carolina Bonadiman Esteves.
Já a abertura oficial do evento, ocorrida na quinta-feira (21/8), teve a presença do anfitrião, desembargador Júlio César Costa de Oliveira, diretor da Emes; do desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, vice-presidente do TJES, do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem; e da desembargadora Janete Vargas Simões, diretora da Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages).
Em seguida, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, do TJES, iniciou os trabalhos com palestra sobre A inteligência Artificial a Serviço da Justiça. E o tema Programa Redes para Internacionalização Institucional (Capes) foi apresentado pela palestrante Flaviane Guimarães de Barros Bolzan de Morais, com mediação do presidente do Copedem.
A programação ainda trouxe os assuntos: Internacionalização e Avaliação da Pós-Graduação sob a Perspectiva dos Indicadores Estrangeiros, explanado por Otavio Luiz Rodrigues Jr. e mediado pelo desembargador Elcio Mendes, do TJAC; e a Minuta da Portaria de Regulação das Escolas de Governo, exposto pelo professor Jair Santos Júnior e mediado pela diretora da Esmages. Além de Mostras de Boas Práticas, anunciadas pelos palestrantes André Roepke e Aylton Bonomo, do Fojures.