
Indicada pelo desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a juíza de direito Rosa Maria Gazire Rossi, mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, participou, nos dias 24 e 25 de julho, da etapa presencial do curso “Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM) e realizado na sede da AMB, em Brasília.
Ao lado do juiz Márcio Soares, representante da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a magistrada representou o Tocantins na capacitação conduzida pelo desembargador Roberto Bacellar (TJPR), coordenador nacional do programa, e pelo pedagogo Ernesto Erisvelton Rodrigues.
A metodologia destaca o coordenador, dá ênfase à formação de agentes multiplicadores para a disseminação do programa nas escolas por meio da atuação dos(as) magistrados(as) e tribunais. “Fornecemos o repertório para que cada magistrado(a) que participa possa repassar os conteúdos ministrados. Com isso, queremos que façam o programa acontecer em seus respectivos estados”, explicou Roberto.
A iniciativa reúne magistrados(as) de todo o país com o objetivo de formar agentes multiplicadores para implementar, acompanhar e avaliar as ações pedagógicas e técnicas de promoção da cidadania e do acesso à justiça nas escolas. “O curso proporciona aos(às) magistrados(as) a ideia de que é possível desenvolver um projeto social, fomentar uma maior legitimação social e produzir um grande enriquecimento para as crianças do país”, acrescentou o desembargador Roberto.
Criado pela AMB em 1993, o programa “Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola” vem sendo desenvolvido em cinco etapas, em uma bem-sucedida experiência de conscientização em que juízes(as) vão às escolas para difundir importantes conceitos sobre a cidadania e estimular reflexões sobre os valores constitucionais.
As vivências compartilhadas no encontro dialogam diretamente com as ações do programa EducaJus: De Papo com a Justiça, desenvolvido no Tocantins, do qual a juíza Rosa Gazire é coordenadora.
Em depoimento, a magistrada destacou o potencial transformador da proposta ao unir o Judiciário e a Educação em torno da formação cidadã.
“Nessa união harmoniosa e respeitosa entre o Judiciário e a Educação, pudemos sentir o potencial da tônica do curso: a transformação do futuro por meio do fazer social da magistratura junto com as escolas e a nova geração. Foi uma oportunidade ímpar de reciclagem, trocas, novas conexões com outros(as) magistrados(as) do país”, comentou.
A capacitação segue até 29 de julho em formato virtual (EaD), com foco na multiplicação do programa em todos os estados.
Conheça o manual do programa EducaJus: De Papo com a Justiça
Com informações da ENM.