1º Mutirão Pop Rua Jud tem grande procura por atendimentos: “Começamos uma jornada de compromisso e empatia”

Foto: Rondinelli Ribeiro (TJTO)

Não era nem 6 horas da manhã quando as primeiras pessoas começaram a chegar à porta da Escola Estadual Maria dos Reis Barros, no Setor Taquari, região Sul de Palmas, em busca de atendimento no 1º Mutirão Pop Rua Jud. O evento, promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins e parceiros, acontece até as 18 horas desta sexta-feira (22/11), com vários serviços ofertados à população em situação de rua e comunidade local.

Ao abrir o mutirão, a coordenadora do Comitê Regional e Interinstitucional Pop Rua Jud Tocantins e vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, destacou que a ação transcende as funções jurídicas e administrativas. “Começamos uma jornada de compromisso e empatia construída para alcançar os que mais necessitam, nossa população em situação de rua, que enfrenta desafios complexos e multifacetados que exigem uma abordagem integrada e humanizada”, disse.

“Esta ação é movida por valores que nos unem enquanto sociedade: respeito, solidariedade e justiça. É fruto da dedicação incansável de cada membro desse comitê, da parceria entre o Poder Judiciário do Estado do Tocantins e todo o sistema de justiça com os órgãos governamentais, entidades civis e, sobretudo, da escuta atenta às demandas daqueles que vivem em situação de rua”, disse a desembargadora, ressaltando que esse mutirão é o primeiro e simboliza um ato de reconhecimento em favor da dignidade humana.

“Hoje, mais do que prestar serviço, nos propomos lançar luz sobre uma realidade frequentemente invisível. Queremos transformar olhares de indiferença em atitudes de acolhimento. Cada rosto que vemos nas ruas carrega uma história de superação, desafios e sonhos, e sobretudo histórias de resiliência.”

E por respeitar cada história, que compartilharemos a realidade de vida do senhor José (nome fictício). Maranhense, morando em Palmas há cerca de 22 anos, ele conta que vive em situação de rua há 15 anos por não ter mais condições de trabalhar, em razão de um problema de saúde. No mutirão Pop Rua Jud, ele chegou em busca de atendimento oftalmológico, regularização de documentos e atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e saiu do local comemorando a conclusão de sua tão sonhada aposentadoria. “Só de saber que vou sair das ruas, já fico feliz”, disse, comentando que agora terá condições de ter um lar e “uma geladeirinha” para viver com dignidade.

Justiça, direitos e inclusão

Para garantir justiça, direitos e inclusão, diversos serviços como: acesso à justiça (orientação jurídica e outros), assistência social, saúde (carreta da saúde, exames, vacinação, entre outros), sala do conhecimento, cidadania, lazer, corte de cabelo, atendimento veterinário, varal solidário e emissão de documentos são exemplos de serviços oferecidos no mutirão.

Além da população em situação de rua, o mutirão presta atendimento também a moradores do Taquari e região. Maíra Ferreira da Silva, de 33 anos, foi a primeira a chegar no local do evento, por volta das 5 horas. Ela conta que se apressou para conseguir garantir a carteira de identidade de dois dos seus três filhos: o de 10 e 12 anos. “Não posso perder a oportunidade, porque me deslocar até o centro (da cidade) é difícil com esse tanto de menino.”

Maíra Ferreira da Silva, de 33 anos, foi a primeira a chegar no local do Pop Rua Jud

“Hoje, aqui, nós estamos tendo a oportunidade de oferecer serviços diversos a essa população carente, vítima de uma invisibilidade e não invisíveis, que são as pessoas em situação de rua e os vulneráveis da comunidade do Taquari e da Capadócia”, enfatizou a vice-coordenadora do Comitê e juíza auxiliar da Presidência do TJTO, Rosa Maria Gazire Rossi, reforçando os serviços oferecidos no local.

“Nós temos o Varal Social, uma parceria incrível com a Receita Federal e todo o corpo do Poder Judiciário que se engajaram nessa campanha e nós estamos tendo a oportunidade de doar roupas, calçados, brinquedos, livros...”, disse. “Nós temos serviços da Caixa Econômica Federal, PIS/Pasep, FGTS, a Justiça do Trabalho abrindo reclamações trabalhistas, todo o sistema de justiça, trazendo um acesso efetivo à Justiça”, acrescentou. “É um dia de muita alegria, de muita gratidão por essa oportunidade de servir pessoas que ainda são excluídas da sociedade. Trazer cidadania, dignidade humana.” 

Parceiros

São parceiros do Pop Rua Jud: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Tocantins, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO),OAB/TO, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Caixa Econômica Federal, Hospital de Amor Tocantins, Exército, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), SDHPD, Tribunal Regional do Trabalho 10º região, Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, Justiça Federal do Tocantins, Defensoria Pública da União, Polícia Militar, Anoreg-TO, Arpen-TO, Ulbra Palmas, Governo do Tocantins, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prefeitura de Palmas, Sest Senat, Senac, Senar e Receita Federal.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.