A Fundação Getúlio Vargas (FGV), com sede na cidade do Rio de Janeiro, realizará, entre os dias 2 e 6 de dezembro, a segunda edição do curso “Os desafios da democracia no século XXI”. Coordenada pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Luís Felipe Salomão, a iniciativa conta com o apoio institucional da Anamatra. Também coordenam a formação o cientista político e professor no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj, Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco, e Blanche Marie Evin, doutora em Ciência Política pela UERJ.
O curso abordará uma variedade de temas, incluindo a tensão entre religião e política, o racismo estrutural, a violência política e de gênero e a crise ambiental. Além disso, o curso discute o impacto das novas tecnologias nas eleições, bem como os efeitos das guerras e da militarização política nas democracias. O conceito de democracia militante e defensiva, bem como suas formas de implementação, será igualmente explorado.
Esta segunda edição do curso oferece uma compreensão abrangente das dinâmicas que moldam o cenário político atual, tanto no Brasil quanto no exterior. O objetivo é não apenas informar, mas também capacitar os participantes a desenvolver um pensamento crítico e autônomo sobre os problemas que vêm ameaçando a vida social e política.
O curso é gratuito, mas com vagas limitadas, tendo como requisito ser aprovado no processo seletivo.
Clique aqui para conferir a programação do congresso e realizar a sua inscrição.
Texto: Enfam com informações da Anamatra