Comitiva acadêmica da Escola da Magistratura do Mato Grosso visita a Esmat

Foto: Ednan Cavalcanti

Uma comitiva de integrantes da Escola Superior da Magistratura do Mato Grosso (Esmagis) visitou, nesta sexta-feira (8/11), as instalações da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O grupo, liderado pelo desembargador Márcio Vidal, atual vice-diretor e futuro diretor para o biênio 2025-2027, e composto por Claudia Regina Bezerra Candia secretária-geral da Esmagis, e por Antônio Veloso Peleja Júnior, professor doutor e magistrado, foi recebido pelo desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).

Na ocasião, os visitantes puderam conhecer de perto a estrutura da Esmat, como as salas de aula, a biblioteca, o auditório e demais dependências. O desembargador Márcio Vidal elogiou a modernidade e a funcionalidade das instalações, destacando a importância de um ambiente propício ao aprendizado e aperfeiçoamento dos(as) magistrados(as). 

Foto: Ednan Cavalcanti

Dentre as atividades acadêmicas, a comitiva presenciou as aulas da 12ª turma do Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, desenvolvido pela Esmat em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e do Programa de Residência Jurídica com acesso à Pós-Graduação Lato Sensu em Prática Judiciária.

“Ficamos impressionados com a estrutura da Esmat. É evidente o compromisso da Escola com a qualificação da magistratura tocantinense”, afirmou o desembargador Márcio Vidal. “A troca de experiências entre as Escolas é fundamental para o aprimoramento da Justiça em todo o país”, completou. 

O desembargador Marco Villas Boas agradeceu a visita da comitiva da Esmagis e ressaltou a importância da colaboração entre as instituições.

Foto: Ednan Cavalcanti

“É uma honra receber os colegas do Mato Grosso e compartilhar nossas experiências. Acreditamos que a troca de conhecimentos e as boas práticas contribuem para o fortalecimento da magistratura brasileira. Na Esmat oferecemos cursos de aperfeiçoamento jurídico e programas de pós-graduação lato e stricto sensu que atualizam os conhecimentos para as demandas emergentes, como a utilização da Inteligência Artificial Generativa, os conflitos ambientais e a valorização dos saberes e costumes dos povos originários, bem assim os direitos da natureza”, argumentou.

Em cordialidade ao intercâmbio de gestores(as) de Escolas da Magistratura, todos os membros da comitiva da Esmagis foram laureados com o Medalhão Esmat, honraria concedida a autoridades que se destacam pelos relevantes serviços prestados à formação acadêmica de magistrados(as) e de servidores(as) do Judiciário brasileiro.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima