Episódio 19: ESMATCast discute programa SimplesTOC que visa simplificar a linguagem no Poder Judiciário

No episódio 19º episódio, o ESMATCast aborda o programa SimplesTOC, desenvolvido com o objetivo de simplificar a linguagem jurídica no estado do Tocantins, em especial, no Poder Judiciário (abolir o juridiquês, que é o uso excessivo de linguagem rebuscada e jargões técnicos). O projeto está alinhado com a Meta 7 do Plano de Gestão da Presidência do Tribunal de Justiça Biênio 2023/2025, que visa tornar o Judiciário do Tocantins mais acessível por meio da adoção da Simplificação da Linguagem.

O SimplesTOC é uma resposta à necessidade de tornar a linguagem jurídica mais acessível e acessível para o público em geral, facilitando o acesso à justiça e promovendo a inclusão social; também está alinhado com várias metas e diretrizes nacionais e internacionais, incluindo a Meta Nacional no. 9 de 2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa estimular a inovação no Poder Judiciário, a Recomendação 144 do CNJ, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.