O juiz Wellington Magalhães, diretor adjunto da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e a servidora Andreia Teixeira, coordenadora do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (NUFAM), marcaram presença, na segunda e nesta terça-feira (9 e 10/10), no Encontro da Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura (RENEJUM), na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em Brasília.
Wellington destacou o esforço contínuo de aprimoração da formação de magistrados(as) e de servidores(as) do Poder Judiciário pela Esmat. “A rede nacional das escolas judiciais e da magistratura visa promover o intercâmbio de boas práticas educativas voltadas para a excelência da prestação jurisdicional. E nesse sentido, mais uma vez a Esmat reafirma seu compromisso institucional com a prevalência dos direitos humanos, cuja efetividade passa necessariamente pela excelência da formação de juízes, juízas, servidores e servidoras do Poder Judiciário”, comentou.
Andreia frisou a importância da colaboração entre as Escolas Judiciais e da Magistratura. "É muito importante essa relação de parceria entre as instituições, uma escola ajudando a outra visando o fortalecimento da Renejum", afirmou.
O Evento reuniu 91 representantes de escolas judiciais e de magistratura. A programação do primeiro dia teve início com uma plenária, que contou com as boas-vindas do secretário-geral da Escola, Cássio André Borges dos Santos, aos(às) participantes. Ele destacou que a Renejum é uma iniciativa da gestão do diretor geral da Enfam, ministro Mauro Campbell Marques. “Quando cheguei à Enfam, a Rede já estava instalada. Fiquei profundamente entusiasmado”, disse.
O juiz ressaltou que o Encontro representa um grande ganho pela troca de experiências entre as escolas em diversas vertentes, como gestão pedagógica. “Desejo a todos vocês um bom encontro e uma profícua produção de conhecimento, com foco no robustecimento do aprendizado judicial. É um prazer recebê-los(as) aqui e vamos fortalecer essa rede, que é de suma importância para o fortalecimento da educação judicial no Brasil”, afirmou.
Os(As) participantes foram divididos(as) em três grupos para discutirem assuntos diferentes ao longo dos dois dias de Encontro, tendo como fio condutor a gestão. No primeiro dia, o grupo 1 discutiu Planejamento de Ensino e Credenciamento do Plano de Ensino; o grupo 2 analisou Design Thinking e Metodologias Ativas para potencializar práticas de Coordenação/Gestão; e o grupo 3 debateu Tecnologias e Ferramentas Aplicáveis ao Trabalho de Gestão Pedagógica.
“Temos percebido em avaliações diagnósticas, em falas e até mesmo em visitas às escolas judiciais que existem dúvidas recorrentes sobre gestão. Vamos aproveitar a Renejum, que é um espaço para gestão colaborativa, para dialogarmos dentro do possível; trocarmos experiências no âmbito da gestão; e refletirmos sobre a gestão da própria Rede. Este é um espaço colaborativo”, disse a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Enfam.
Chefe do Núcleo de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Escola, Caio Henrique Faustino da Silva ressaltou que a expectativa é consolidar uma agenda coletiva com as escolas. “A gente precisa compor as linhas gerais de uma agenda para o próximo ano de trabalho. Com a maturidade que a Rede vai adquirindo em cada Encontro, a cada ação, o grande produto é construir agenda coletiva, afinar a escuta e a interlocução com todas as escolas do País”, observou.
Texto com informações Ascom Enfam.