
O Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) realiza, no dia 11 de setembro, a primeira edição do projeto Diálogos Copedem, iniciativa que marca os 20 anos da Instituição.
Com o tema “Justiça e Economia: Caminhos para um Brasil com Segurança Jurídica, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, o evento será realizado das 15h às 19h, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
A proposta é reunir magistrados(as), lideranças empresariais, representantes do setor público e especialistas para uma escuta qualificada e multidisciplinar sobre os desafios estratégicos que envolvem justiça, economia e sustentabilidade no Brasil contemporâneo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: www.memorycmj.com.br/inscricao-dialogo-copedem-2025
Programação
A programação será composta por três painéis interativos, com enfoque em inovação tecnológica, cenário econômico nacional e segurança jurídica em setores como Saúde, Seguros e Meio Ambiente.
Entre os nomes confirmados estão ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), membros do Congresso Nacional, executivos da Microsoft, iFood, BNDES, Eletrobrás, Febraban, Rede D'Or, CNseg e representantes de centros de pesquisa em políticas públicas.
A abertura contará com a presença do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), do ministro João Otávio de Noronha (STJ) e da ex-senadora Kátia Abreu. O encerramento será conduzido pelo ministro Benedito Gonçalves (STJ e Enfam).
Confira a programação completa aqui.
O evento é uma realização do Copedem, com apoio da Esmat e do Centro de Memória Jurídica – Memory –, e inaugura uma série de encontros nacionais voltados à construção de soluções institucionais para um país mais justo, inovador e sustentável.
XII Congresso Jurídico de Saúde Suplementar
Dando sequência às atividades de difusão do conhecimento jurídico, no dia 12 de setembro será realizado o XII Congresso Jurídico de Saúde Suplementar. A programação contará com quatro painéis que abordarão temas como amadurecimento do cenário jurídico brasileiro, consequencialismo e economia do direito, combate a fraudes na saúde suplementar e o uso de instrumentos de apoio às decisões judiciais. Participam ministros do STJ, especialistas em direito da saúde, representantes da ANS e entidades do setor suplementar.
O Congresso é promovido em parceria com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e amplia o debate sobre os impactos das decisões judiciais no sistema de saúde, com foco em soluções eficientes, éticas e sustentáveis para o setor.