Oficina "Let's Gov" é iniciada na Esmat com foco na Inovação no Setor Público

Foto: Ednan Cavalcanti

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) está empenhado em aprimorar a qualidade, a eficiência e a confiança no sistema judiciário, fortalecendo, assim, a justiça e a cidadania em nossa sociedade. Para atingir esse objetivo, o TJTO, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), está promovendo uma série de atividades para a prática da Inovação.

Nesse contexto, a Esmat iniciou, nesta quarta-feira (20/9), a Oficina "Let's Gov - Laboratórios de Inovação no Setor Público". O evento, que tem como objetivo fomentar a cultura de inovação no Poder Judiciário do Estado do Tocantins, reuniu magistrados(as) e servidores(as) diretamente envolvidos na Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário.

A servidora da diretoria de infraestrutura e obras do TJTO, Juliana Rosa Barcelos Costa, expressou suas expectativas em relação à atividade, enfatizando a importância da Oficina. “Esta Oficina está esclarecendo muitas dúvidas, até mesmo para os departamentos que não estavam totalmente envolvidos nas primeiras atividades. Essa iniciativa trouxe um conhecimento importante para nós, dissipando incertezas e iluminando o caminho. Agora, conseguimos ter uma mais clara de compreensão, como aplicar e onde aplicar essas inovações. Além disso, gerou publicações muito produtivas. Estamos confiantes de que, por meio desses laboratórios de inovação, poderemos aprimorar o sistema judiciário”, afirmou.

Foto: Ednan Cavalcanti

Para abordar a importância da inovação no setor público e capacitar os participantes a liderarem iniciativas inovadoras, a ação conta com a presença dos professores André Tamura, co-fundador e diretor-executivo da WeGov, e Renata Tonial, especialista em gestão pública.

Em depoimento, o professor André ressaltou a importância da capacitação. “Estamos aqui facilitando um processo de aprendizado por meio desta capacitação sobre inovação organizacional, que é uma nova exigência no poder judiciário. Já existe uma resolução a respeito, e a implementação dessa iniciativa está ocorrendo em todo o Brasil. Estamos aqui com servidores e magistrados para ajudá-los a compreender o significado desse espaço dentro do TJTO. O laboratório já existe, denominado Inovassol, e estamos trabalhando para estabelecer seu funcionamento e uma agenda de trabalho. Este espaço será tão valioso para os servidores e magistrados internamente quanto, obviamente, para os jurisdicionados e para os serviços prestados pela justiça”, explicou.

Foto: Ednan Cavalcanti

O evento seguirá até amanhã, quinta-feira (21/9), e utilizará a metodologia “CRIE” — Conceituar, Refletir, Implementar e Experimentar, baseada em referenciais de metodologias ativas que estimulam a colaboração e a construção coletiva de consensos. Essa abordagem de aprendizagem, conhecida como “Aprender fazendo”, enfatiza o papel central da ação na aprendizagem, incentivando o desenvolvimento contínuo e a capacitação das pessoas para a transformação.

Outras Ações

Na sexta-feira (22/9), no auditório do TJTO, será realizada a palestra “Inovação aplicada ao Setor Público”. A ação é aberta ao público e está com inscrições ainda disponíveis. Clique aqui para mais informações.

Além disso, em outubro, nos dias 19 e 20, está programada uma mentoria para laboratórios de inovação no Tribunal de Justiça. O objetivo é capacitar os participantes a elaborarem um Plano de Ação sólido e uma Agenda de Trabalho com recomendações específicas para inovações ou definições pela instituição. 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.