Em comemoração ao Dia do Estagiário, celebrado nesta sexta-feira, 18 de agosto, os(as) estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense participaram, no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), do Seminário “A Repercussão do Estágio na Carreira Profissional”. A ação teve como tema o Autoconhecimento e o Autodesenvolvimento como fundamentos para o crescimento na carreira profissional.
A ação teve como objetivo propiciar aos(às) estagiários(as) uma reflexão acerca das relações e dos processos de trabalho em que estão inseridos(as) e a promoção dessas relações de maneira saudável, confiável e digna no campo institucional do Poder Judiciário Tocantinense.
Com enfoque em dois temas, as palestrantes Karen Batista Sousa e Lilian Gama da Silva Póvoa abordaram conteúdos ligados à Inteligência Emocional, aos desafios e às tendências para inserção profissional e humanização do estágio e às etapas do estágio para o sucesso profissional.
Para Karen Batista, foi uma grande emoção estar no auditório da Esmat. Ela foi estagiária do Tribunal de Justiça e acabou por se ver em cada um dos(as) que estavam presentes para a comemoração. Ela atualmente é professora de Direito Processual Civil, escritora e assessora do Tribunal de Justiça da 3° Vara Cível de Araguaína deu uma aula de automotivação e de escalada para o sucesso a partir da oportunidade do estágio.
De acordo com Lilian Gama, pedagoga, palestrante e mestra em educação, a chave principal do sucesso é a inteligência emocional e as boas relações interpessoais. Segundo ela, o estágio é a prática para profissionais em construção. Saberem utilizar esse meio para melhorar suas habilidades é essencial.
Experiências
A estagiária Tábita Rafaela, da Corregedoria do TJTO, comentou sobre o Evento e destacou que foi uma tarde extremamente significativa para o desenvolvimento profissional. “Estou muito contente por receber esse reconhecimento por parte do Judiciário e por termos um dia dedicado a nós. As palestras apresentadas tiveram uma importância imensa para a nossa trajetória, porque forneceram ensinamentos muito valiosos para nós estagiários. Essa experiência nos incentiva a prosseguir com determinação na busca pelo sonho que todos(as) os(as) universitários(as) têm”, afirmou.
Karen Batista Sousa, ao compartilhar suas perspectivas, mencionou que seu livro Cresça e Aconteça foi baseado em suas experiências vividas como estagiária voluntária do Tribunal de Justiça. Para ela, não é apenas uma realização pessoal, mas também de grande valia a oportunidade de esperançar a partir do vivido e assim alcançar locais que nunca imaginou.