Servidores(as) do TJTO concluem curso sobre Segurança e Gestão de Riscos

Foto: Hodirley Canguçu

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) encerrou, nesta terça-feira (2/12), o curso “Resposta a incidentes de segurança e gestão de riscos”, realizado de forma presencial na sede da Instituição. A capacitação reuniu servidores(as) de áreas estratégicas do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), como Presidência, Diretoria de Tecnologia da Informação (DTINF), Assessoria de Segurança da Informação (ASEGI), Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), Esmat, Comitê de Gestão de Risco e Assessoria de TI da Corregedoria. 

Com carga horária de 16 horas-aula, distribuídas nos dias 1º e 2 de dezembro, o curso teve como objetivo capacitar servidores(as) em Segurança da Informação, Gestão de Riscos e Resposta a Incidentes, com enfoque teórico e prático em ações de prevenção, detecção e reação a ataques em ambientes físicos e eletrônicos. 

A proposta, ministrada pelo professor doutor Cleórbete Santos, utilizou material baseado em normas nacionais e internacionais, em casos reais de órgãos públicos e empresas privadas, alinhando a capacitação às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Manual de Gestão de Riscos do TJTO.

Ao longo das atividades, os(as) participantes estudaram princípios da segurança da informação, criptografia, malware, engenharia social, arquitetura “zero trust”, segurança em aplicações web e frameworks de gestão de riscos, como a ISO 31000, a ISO/IEC 27005 e o NIST Cybersecurity Framework. Também foram trabalhados conceitos de apetite e de tolerância ao risco, matriz de risco, registro de riscos, análise qualitativa e quantitativa, bem como técnicas de identificação e tratamento de riscos em ambiente corporativo. 

A segunda parte da programação foi dedicada à resposta a incidentes de segurança, incluindo políticas e planos de resposta, funcionamento de equipes de CSIRT/CIRT, classificação e priorização de incidentes, estratégias de contenção, preservação de evidências, análise forense digital e elaboração de relatórios pós-incidente, com destaque para os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em situações de vazamento ou comprometimento de informações. 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.