
Como parte das ações estratégicas de desenvolvimento de pessoal, com base nos resultados da Avaliação de Competências realizada em 2024, no âmbito do Projeto de Gestão de Pessoas por Competências, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) promove, no período de 19 de agosto a 5 de setembro, a primeira turma do curso Comunicação Escrita e Estratégica, voltado a servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense.
A capacitação será ofertada na modalidade à distância, com aulas síncronas via Google Meet e atividades complementares no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O curso integra o Projeto de Gestão de Pessoas por Competências, que tem como objetivo priorizar o desenvolvimento de pessoas, a captação e o aproveitamento de talentos de forma alinhada aos objetivos estratégicos da organização, possibilitando o melhor desempenho institucional aliado ao pleno desenvolvimento pessoal e profissional dos(as) trabalhadores(as) envolvidos(as), colaborando para um ambiente laboral mais saudável e produtivo.
A gestão por competências busca alinhar os talentos e as capacidades dos(as) profissionais às estratégias organizacionais, permitindo diagnosticar lacunas (gaps) entre as competências existentes e as necessárias, que, quando identificadas, podem ser supridas por ações de capacitação e aprendizagem. Durante o primeiro ciclo da avaliação, realizado em 2024 com a participação de servidores(as) de todo o Judiciário Tocantinense, foram detectadas lacunas significativas em diversas competências.
Com carga horária total de 10 horas, a capacitação está estruturada em quatro módulos: fundamentos da linguagem; comunicação institucional; coesão e coerência textual; e prática de produção textual. As aulas serão conduzidas pelas facilitadoras Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto e Glacielle Borges Torquato.
O curso reforça o compromisso do Poder Judiciário Tocantinense com o aperfeiçoamento contínuo de sua força de trabalho e representa a consolidação de uma iniciativa inaugurada em 2022, em parceria com o Laboratório de Gestão Comportamental Organizacional (Gestcom), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ação está alinhada à Meta 19 do Plano Estratégico Institucional, que trata da valorização e da qualificação de magistrados(as) e de servidores(as).
Mais informações estão disponíveis no edital do curso.
Retificação - Edital n° 132, de 2025.
Turma II
A segunda turma, com edital já publicado, será ofertada no período de 9 a 26 de setembro e seguirá os mesmos critérios de participação e metodologia da primeira. Além de servidores(as), poderão ser contemplados(as) estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense.
Retificação - Edital n° 133, de 2025.
Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito com o Núcleo de Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores (Nucas), pelos telefones (63) 3142-2467 / 99237-9467 ou pelo e-mail: