Turma I do curso Comunicação Escrita e Estratégica inicia em agosto como parte das ações da Gestão por Competências no Judiciário Tocantinense

Como parte das ações estratégicas de desenvolvimento de pessoal, com base nos resultados da Avaliação de Competências realizada em 2024, no âmbito do Projeto de Gestão de Pessoas por Competências, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) promove, no período de 19 de agosto a 5 de setembro, a primeira turma do curso Comunicação Escrita e Estratégica, voltado a servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense.

A capacitação será ofertada na modalidade à distância, com aulas síncronas via Google Meet e atividades complementares no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O curso integra o Projeto de Gestão de Pessoas por Competências, que tem como objetivo priorizar o desenvolvimento de pessoas, a captação e o aproveitamento de talentos de forma alinhada aos objetivos estratégicos da organização, possibilitando o melhor desempenho institucional aliado ao pleno desenvolvimento pessoal e profissional dos(as) trabalhadores(as) envolvidos(as), colaborando para um ambiente laboral mais saudável e produtivo.

A gestão por competências busca alinhar os talentos e as capacidades dos(as) profissionais às estratégias organizacionais, permitindo diagnosticar lacunas (gaps) entre as competências existentes e as necessárias, que, quando identificadas, podem ser supridas por ações de capacitação e aprendizagem. Durante o primeiro ciclo da avaliação, realizado em 2024 com a participação de servidores(as) de todo o Judiciário Tocantinense, foram detectadas lacunas significativas em diversas competências. 

Com carga horária total de 10 horas, a capacitação está estruturada em quatro módulos: fundamentos da linguagem; comunicação institucional; coesão e coerência textual; e prática de produção textual. As aulas serão conduzidas pelas facilitadoras Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto e Glacielle Borges Torquato.

O curso reforça o compromisso do Poder Judiciário Tocantinense com o aperfeiçoamento contínuo de sua força de trabalho e representa a consolidação de uma iniciativa inaugurada em 2022, em parceria com o Laboratório de Gestão Comportamental Organizacional (Gestcom), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ação está alinhada à Meta 19 do Plano Estratégico Institucional, que trata da valorização e da qualificação de magistrados(as) e de servidores(as).

Mais informações estão disponíveis no edital do curso.

Retificação - Edital n° 132, de 2025.

Turma II

A segunda turma, com edital já publicado, será ofertada no período de 9 a 26 de setembro e seguirá os mesmos critérios de participação e metodologia da primeira. Além de servidores(as), poderão ser contemplados(as) estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense.

Retificação - Edital n° 133, de 2025.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito com o Núcleo de Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores (Nucas), pelos telefones (63) 3142-2467 / 99237-9467 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.