A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nesta quarta-feira (6/11), o primeiro encontro do curso “Família Acolhedora: Cuidado e Proteção no Serviço de Acolhimento”. A capacitação, que ocorre de forma virtual, é voltada para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense, integrantes do Grupo de Gerenciamento das Equipes Multidisciplinares, gestores(as) da Política de Assistência Social e equipes técnicas vinculadas a essa política.
Essa primeira aula abordou o histórico e os parâmetros do acolhimento no Brasil, explorando a legislação vigente e o papel essencial do serviço de Família Acolhedora, com ênfase em seus princípios e metodologia. Foram discutidas também pesquisas que analisam o impacto da institucionalização na vida de crianças e de adolescentes, proporcionando uma visão ampla sobre o tema e destacando a importância de alternativas que promovam o desenvolvimento saudável e a reintegração familiar.
As facilitadoras Laizi Souza e Thaís Penha conduzirão o curso até 13 de dezembro, totalizando uma carga horária de 20 horas-aula.