Os(As) alunos(as) certificados na parte teórica do curso Justiça Restaurativa na Escola – realizado ano passado - iniciam, nesta segunda-feira (13/5), as atividades práticas da capacitação. Tendo como objetivo a aplicação dos princípios e valores da Justiça Restaurativa, trabalhando as dimensões do conflito: relacional, institucional e social, bem como a implementação da gestão que dê sustentação a esse novo paradigma de convivência na comunidade escolar, o curso conta com uma carga horária de 40 horas-aula.
Neste primeiro momento, até o dia 16 de maio, os(as) alunos(as) estarão imersos nos módulos I, II, III e IV antes de iniciarem os estágios de facilitação dos círculos de construção de paz nas unidades escolares selecionadas pela instrutora Taynã Nunes Quixabeira.
De acordo com Taynã, a realização dessa etapa é muito importante, pois permitirá aos alunos aplicarem na prática tudo o que aprenderam.
A realização deste curso é importante por complementar a etapa teórica. Os alunos colocarão em prática os ensinamentos adquiridos anteriormente e vivenciarão as etapas e pressupostos do círculo de construção de paz, explicou.
Mestranda do Programa em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (ESMAT/UFT), Taynã conta que a Justiça Restaurativa é objeto de estudo na sua pesquisa e que o desenvolvimento do curso possibilita uma conexão direta com sua trajetória acadêmica e profissional.