Curso sobre Técnica de Correição Judicial e Administrativa é encerrado com palavras de encorajamento da corregedora-geral

Foto: Hodirley Canguçu

O encerramento do curso “Técnica de Correição Judicial e Administrativa”, ocorrido nesta sexta-feira (12/4), foi marcado pela presença da desembargadora Maysa Vendramini Rosal, corregedora-geral da Justiça do Tocantins. “Eu vim falar com o coração (...) essa oportunidade que todos(as) vocês estão tendo aqui de aprimoramento e por trazerem mais conhecimento, de aprofundar mais o nosso trabalho para que a gente possa prestar um serviço ainda melhor, é muito gratificante”, enfatizou a desembargadora.

A corregedora-geral também destacou a importância do diálogo e da transparência nas atividades correcionais.

“O diálogo e a transparência para nós tem sido muito importante. O diálogo faz muita diferença, porque a gente vai às correições, conversa bastante com os(as) servidores(as), com os(as) delegatórios(as) também, com os cartórios, com o social, e o que se vê é que todos(as) querem uma oportunidade de falar do seu trabalho, da sua dificuldade, e é a partir daí que a poderemos saber o que precisa ser melhorado”, completou.

Em comentário, o juiz Arióstenis Guimarães Vieira reforçou a importância de conduzir as atividades judiciárias com amor e afeto, ressaltando o impacto positivo desses valores no trabalho de todos(as).

Foto: Hodirley Canguçu

O facilitador Luís Antônio Capanema Pedrosa compartilhou sua experiência positiva ao longo dos três dias de curso. “É um prazer estar aqui. A gente está aqui com um propósito de melhorar o Judiciário, sabe? E acreditar que se pode fazer isso. É um trabalho que me encanta, sabe? Quando começamos, já havia se passado quatro anos sem que fizéssemos um presencial. Eu falei, poxa, será que vai ser cansativo? Será que vai ser estressante? Com medo, né? Mas passou rápido. E agora estou aqui no último dia e, cara, se dependesse de mim, a gente continuava a semana, sabe? Tem sido uma delícia, e a sensação que tenho é a de que a gente está mudando o Tocantins” comentou, destacando ainda o papel pioneiro da Corregedoria-Geral do Tocantins em relação a outras corregedorias do país.

“Perguntaram-me assim, você não tem referência de outro tribunal? E a Corregedoria do Tocantins, ela está na vanguarda? A gente não tem outra corregedoria para indicar como referência como é a do Tocantins? A gente não tem”, afirmou.

Na ocasião, o assessor jurídico Renato Alves Gomes aproveitou para agradecer pela realização do curso e pela presença de todos(as) os(as) colegas. “É uma coisa muito difícil e específica em toda a área de correição, mas vocês entenderam a importância de conhecer um pouco mais essa atividade. É uma atividade ainda desconhecida. Quanto mais pessoas conhecerem a atividade, mais a Corregedoria ganha, mais o Poder Judiciário ganha”, apontou.

Também ministrado pelo facilitador Carlos Henrique Borlido Haddad, o curso objetivou capacitar magistrados(as) e servidores(as) a realizarem correições mais efetivas, identificando as causas raízes dos problemas e atuando de maneira moderna e eficaz para aprimorar o funcionamento das unidades judiciárias.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima