Inscrições abertas para Formação de Formadoras e Formadores com foco na Justiça Eleitoral

Estão abertas as inscrições para o curso de Formação de Formadoras e Formadores, Nível 1, Módulo 1, com foco na Justiça Eleitoral. Ao todo, 35 vagas estão disponíveis para servidoras e servidores, magistradas e magistrados da Justiça Eleitoral e de escolas integrantes da Rede Nacional de Escolas da Magistratura (Renejum). O curso ocorrerá de 20 a 22 de março, de forma presencial, na sede da Escola, em Brasília, e será ministrado pelo juiz Fábio Penezi Póvoa e pela pós-doutora em Educação Liliane Campos Machado.

Pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição até o dia 10 de março. Também será necessário completar a avaliação diagnóstica para que a equipe da Enfam possa conhecer melhor a realidade do público do curso e ajustar o projeto dentro das possibilidades da Escola e de formadoras e formadores.

O objetivo da formação é organizar o planejamento de ações educativas e de aula, com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos. Entre as capacidades que serão trabalhadas está a de analisar elementos do planejamento de curso/ensino e aspectos específicos da prática docente, considerando o percurso do trabalho e a formação no âmbito de magistratura, de modo a articular as experiências, os conhecimentos específicos e os resultados percebidos como significativos entre os formadores, no sentido de melhor estruturar seu projeto educativo.  

O conteúdo abrange temas como: educação profissional, a função da escola no contexto da magistratura e diretrizes pedagógicas da Enfam/escolas; especificidades do ensino e da aprendizagem no contexto da magistratura – formação e docência; aprender e ensinar para desenvolver competências no cenário da magistratura; diretrizes pedagógicas da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências; e o planejamento/desenho de ações educativas e a organização do trabalho educativo/pedagógico – aspectos teórico-práticos.

Ao final do curso, participantes que realizarem as atividades propostas e obtiverem aproveitamento igual ou superior a 75% receberão certificado de conclusão emitido pela Enfam, com carga horária de 24 horas/aula.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima