Esmat promove curso sobre Inteligência Artificial e ChatGPT

Foto: Hodirley Canguçu

Reunindo magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense, o curso "A Nova Fronteira Judiciária: Entendendo a IA Generativa e o ChatGPT" teve início nesta segunda-feira (9/10) e contou com a presença do desembargador Marco Villas Boas e da desembargadora Ângela Issa Haonat.

A atividade, promovida pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), tem como objetivo principal capacitar os(as) participantes sobre os conceitos, aplicações, limitações e implicações éticas e práticas do uso da Inteligência Artificial Generativa, com destaque para o ChatGPT.

Neste primeiro dia, foram abordados tópicos fundamentais, como a definição e histórico da IA; os diferentes tipos de IA; a IA Generativa e o ChatGPT. Os(As) participantes também tiveram a oportunidade de entender o funcionamento dos modelos generativos e explorar a aplicação prática do ChatGPT por meio de uma atividade prática de simulação de uso.

O doutor em Bioinformática Luciano Vieira de Araújo, livre-docente na área de dados da EACH-USP, compartilhou suas expectativas em relação ao desenvolvimento do curso.

Foto: Hodirley Canguçu

“O curso tem essa expectativa de mostrar todo o potencial que as inteligências artificiais generativas possuem, mas também as suas limitações e como superá-las. Então a gente entendeu o potencial para saber usar bem e saber onde aquilo não funciona de forma adequada. E também trazer para a realidade prática do Judiciário. Então, pensando os casos, os exemplos bem específicos, e não só para ser usuário(a), mas também propositor(a) de inovação, de soluções que são necessárias. E hoje na primeira aula foi assim fabuloso porque as pessoas entenderam, integraram, participaram e já começaram a mostrar o impacto na atividade diária, em reuniões, em ações, em como pensar a IA e melhorar os processos. Nesse sentido, o curso já traz os resultados já planejados; amanhã teremos toda a parte prática para poder experimentar e avançar na busca dos melhores resultados, usar essa tecnologia”, comentou.

A doutora em Direito Ana Carla Bliacheriene, professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP, explicou a ideia central por trás da capacitação.

Foto: Hodirley Canguçu

“A ideia do curso é trazer para servidores(as), magistrados(as) e desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, o Estado da Arte e o que há de mais recente em IAs e IAs generativas para a atuação dos órgãos públicos. Isso inclui os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. O foco do curso em si é o Poder Judiciário mostrando como as IAs podem melhorar fluxos processuais, organizar melhor o trabalho, realocar recursos humanos e até apoio aos(às) juízes(as), aos(às) magistrados(as) no papel judicante, trazendo informação segura, desde que haja uma curadoria adequada tanto das bases de dados quanto dos algoritmos das IAs utilizadas”, expressou.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima