A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) deu início, na manhã desta quinta-feira (3/8), às atividades do curso Tomada de Decisão e Tecnologia. A capacitação, credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), promete trazer insights fundamentais sobre as interfaces cérebro-máquina, inteligência artificial e sua relação com o neurodireito. O primeiro módulo do curso, intitulado "Da neurociência ao neurodireito", conta com a presença do professor Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, doutor em Direito.
Voltado para magistrados e magistradas do Poder Judiciário Tocantinense e de outros estados, o curso tem como objetivo fornecer uma compreensão abrangente das descobertas e propostas das neurociências, explorando as implicações na tomada de decisão no âmbito jurídico. Com uma carga horária de 40 horas e na modalidade presencial, a capacitação ocorre nas instalações da Esmat.
Próximos Módulos do Curso
O curso contará com mais quatro módulos que prometem aprofundar ainda mais a discussão sobre a interação entre tecnologia, inteligência artificial e tomada de decisão no campo jurídico. O Módulo II está programado para os dias 17 e 18 de agosto e contará com a presença do professor e pós-doutor Léo Peruzzo Júnior. Nessa etapa, as aplicações e os impactos da inteligência artificial no cenário da tomada de decisão serão abordados.