Esmat desenvolve capacitação para Laboratoristas de Inovação

Na manhã desta quarta-feira (2/8), teve início o tão aguardado "Curso Do Conceito à Implementação: Capacitação para Laboratoristas de Inovação". Com o objetivo de capacitar magistrados(as) e servidores(as) para atuarem em laboratórios de inovação, a ação busca proporcionar o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe. Dessa forma, os(as) participantes se tornarão agentes de mudança e contribuirão para o sucesso de projetos de inovação, aplicando conceitos e ferramentas de gestão da inovação.

A carga horária do curso é de 24 horas, divididas em três dias de atividades presenciais, nas instalações da Esmat, nos dias 2, 3 e 4 de agosto. A primeira aula contou com um rico conteúdo programático, em que foram abordados temas como "Criatividade e Inovação – Conceitos, Diferenças e Alinhamentos", "Sustentabilidade, Agenda 2030 e Inovação", "Poder Judiciário, Governança, Gestão e Inovação" e "Estratégias para Ações de Inovação na Estrutura Organizacional e suas Dimensões".

Roberta Martins Soares, servidora do Poder Judiciário, inscrita no curso, compartilhou suas perspectivas com entusiasmo. Com foco na disseminação de práticas inovadoras na Instituição, ela enxerga essa capacitação como uma valiosa oportunidade para aprimorar suas habilidades como mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, bem assim como participante das ações para implantação do INOVASSOL – Centro de Inovação.

“O curso promete ser uma jornada enriquecedora, capacitando-nos a criar soluções inovadoras e eficazes, desde a concepção até a execução. A troca de experiências entre colegas e especialistas certamente enriquecerá nossa abordagem, permitindo-nos enfrentar os desafios com confiança e criatividade. Estou ansiosa para absorver o conhecimento oferecido pelo curso e aplicá-lo no desenvolvimento das atividades. Com essa capacitação, estou certa de que estarei mais apta a enfrentar alguns dos dilemas jurídico-administrativos contemporâneos, sempre com um olhar atento aos direitos humanos e à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.

A facilitadora das aulas é Yna Barbosa Honda e Sousa, doutoranda em Tecnologia e Inovação, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O curso foi uma solicitação da desembargadora Ângela Prudente, presidente do Comitê Gestor da Inovação e coordenadora do Programa. Em sua justificativa, a desembargadora destacou a importância de preparar o Poder Judiciário Tocantinense para uma jornada de inovação, com metodologias de trabalho atualizadas, estímulo à criatividade e ao pensamento crítico, além do fomento à colaboração.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima