O curso Mindfulness para o Autocuidado chegou ao fim em sua última sessão realizada nessa quinta-feira (6/7), na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Com uma abordagem dividida em oito sessões, a capacitação teve como objetivo proporcionar aos(às) participantes conhecimentos sobre o funcionamento da mente, visando alcançar a consciência plena e reduzir o sofrimento emocional e a ansiedade tão presentes na vida moderna.
Ministrado pela professora Lucilene Prado e Silva, o curso teve como público-alvo fisioterapeutas e profissionais da saúde lotados no Espaço Saúde do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, além de magistrados(as) e de servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense. Com uma carga horária total de 16 horas, a ação foi realizada na modalidade presencial. Cada uma das oito sessões abordou temas específicos e práticas relacionadas ao autocuidado e à consciência plena.
A primeira sessão tratou da observação do contraste entre a consciência plena e o piloto automático, enquanto a segunda enfocou a importância das interpretações que fazemos dos eventos e seu impacto nas reações emocionais. Nas sessões seguintes, os(as) participantes puderam desenvolver a consciência do corpo em movimento, reconhecer e se desengajar de padrões de pensamentos negativos, praticar estar com experiências difíceis, explorar o relacionamento entre atividade e humor, além de revisar o conteúdo aprendido e discutir a importância do autocuidado.
Curso Mindfulness para o Autocuidado conclui jornada com foco na saúde mental e bem-estar
Ascom ESMAT
Modificado em:
Acessos:731