PAC 2026: mais formação, inovação e novas pós-graduações no horizonte da Esmat

Às vésperas do recesso de fim de ano, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) apresenta à comunidade interna e externa o Plano Anual de Capacitação 2026 (PAC 2026), um documento robusto que materializa o compromisso institucional com a formação continuada, estratégica e alinhada aos desafios contemporâneos do Poder Judiciário.

Para 2026, o PAC projeta 162 atividades formativas, totalizando 6.205 horas de capacitação, distribuídas em 13 eixos temáticos que estruturam, ao longo de todo o ano, o processo de qualificação de magistrados(as), de servidores(as) e demais públicos atendidos pela Escola.

O planejamento também se destaca pela diversidade de formatos, ampliando o alcance e garantindo mais flexibilidade aos(às) participantes: estão previstas 37 atividades na modalidade EaD, 92 presenciais e 33 semipresenciais, combinando inovação pedagógica, acessibilidade e interação qualificada.

Para o diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, o PAC 2026 vai além de um instrumento de planejamento anual e representa uma visão de futuro para a educação judicial.

“O Plano Anual de Capacitação 2026 reflete a maturidade institucional da Esmat e a confiança no caminho que estamos construindo. Temos grandes perspectivas para o próximo ano, com uma formação cada vez mais inovadora, conectada às transformações tecnológicas, sem perder de vista o compromisso com os valores humanos, a ética e a qualidade da prestação jurisdicional. Seguimos avançando com otimismo, planejamento e espírito coletivo, certos de que investir em pessoas é o maior diferencial do Judiciário”, destacou.

Do PAC 2025 ao PAC 2026: planejamento sólido e resultados concretos

O PAC 2026 é fruto de um ciclo contínuo de planejamento e de aprimoramento. Em 2025, o Plano previa 145 atividades e 4.803 horas de capacitação. No entanto, a execução superou significativamente as expectativas iniciais.

Ao longo de 2025, a Esmat realizou 228 atividades, ofertou 33.791 vagas e registrou 15.033 certificações, contemplando ações presenciais, EaD e híbridas. Os números evidenciam não apenas crescimento quantitativo, mas também a capacidade institucional de adaptação, expansão e entrega de resultados concretos.

Além da ampliação do volume de ações, o PAC 2026 reforça uma agenda estratégica cada vez mais presente no cotidiano institucional, com ênfase em tecnologia, proteção de dados e governança, sem perder o equilíbrio com áreas estruturantes e sensíveis, como Direitos Humanos, Acessibilidade, Sustentabilidade e Políticas Públicas.

Novas pós-graduações no radar

O planejamento para 2026 também sinaliza dois movimentos acadêmicos de grande relevância e que já despertam interesse da comunidade: o MBA em Inteligência Artificial Aplicada e a Pós-Graduação Lato Sensu em Prática Judiciária (PRJud).

Os editais de ambos os cursos serão publicados em 2026, considerando os trâmites institucionais e legais necessários. No caso da PRJud, o projeto já conta com aprovação da Presidência, tendo seu lançamento programado para o próximo ano em razão dessas etapas formais.

O documento reafirma a Esmat como espaço de inovação, excelência acadêmica e compromisso com o fortalecimento da prestação jurisdicional, projetando um ano de intensas entregas, formação qualificada e impacto institucional.

Confira o Plano Anual de Capacitação 2026 na íntegra.


Modificado em:

Acessos:

204