Em mais uma proposta de trazer para o Tocantins cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado), a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), em parceria com o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) vai lançar no mês de setembro o processo seletivo para o Doutorado em Direito. Serão oferecidas 20 vagas destinadas a magistrados e servidores do judiciário tocantinense, com previsão de início das aulas para novembro de 2020.
Com áreas de concentração em Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento e Políticas Públicas, Relações Privadas e Desenvolvimento, o programa de Doutorado desenvolvido pela Esmat pretende dar continuidade à formação do seu corpo docente, ampliar o espaço de investigação científica e promover o intercâmbio entre os professores e pesquisadores do UniCEUB com os magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.
Para dar suporte ao processo seletivo cujo edital será publicado em breve, estão sendo indicados como leitura suplementar as seguintes obras:
FACHIN, Luiz Edson. Direito Civil: sentidos transformações e fins. Rio de Janeiro: Renovar, 2015. (texto integral).
BARROSO, Luís Roberto. Revolução tecnológica, crise da democracia e mudança climática: limites do direito num mundo em transformação. Revista Estudos Institucionais, v. 5, n. 3, p. 1262-1313, set./dez. 2019. (artigo).
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. (texto integral)