O diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior, reuniu-se hoje (28) com o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas. O encontro teve a participação da diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto.
Na oportunidade, o desembargador Marco Villas Boas condecorou o diretor da EPM com o Medalhão da Esmat. A medalha é outorgada pelo Conselho Institucional e Acadêmico da Esmat para homenagear personalidades pela contribuição para a construção do conhecimento, incentivo às boas práticas e dedicação acadêmica e profissional voltada à pesquisa e ao aprimoramento da prestação jurisdicional.
O desembargador Marco Villas Boas destacou que a entrega da comenda também visa reconhecer a contribuição da EPM, por parte de seus diretores, ao aperfeiçoamento da Esmat e recordou a transmissão de cursos de Formação Inicial e de Vitaliciamento da EPM para magistrados tocantinenses em 2008. O desembargador José Maria Câmara Junior agradeceu a visita e a gentileza da honraria, ressaltando que recebe a homenagem em nome da instituição. Destacou a importância do reconhecimento da Esmat ao trabalho da EPM para os magistrados e servidores que atuam e que atuaram na EPM desde a sua criação. Ressaltou a proximidade entre as escolas judiciais, lembrando que um dos auditórios da EPM está equipado com mesa de madeira maciça (Angelin Rosa), doada pela Esmat em 2008.
O diretor da EPM salientou que a EPM está à disposição do Copedem e dos magistrados integrantes do Colégio e convidou o presidente a participar de eventos que a EPM realizará em agosto, o ‘Seminário internacional de Direito Comparado sobre violência de gênero: um olhar Brasil-França’ e o seminário ‘Reflexões sobre o sistema judiciário alemão no terceiro milênio’. Enfatizou ainda que a EPM conta com o apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para a realização do seminário internacional e para diversos núcleos de estudos de magistrados, nas áreas de Direito Processual Civil, Tributário, Marítimo e Ambiental. Em seguida, mostrou ao desembargador Marco Villas Boas algumas instalações e equipamentos da Escola, em especial o novo auditório do andar térreo, outros auditórios, salas de atividades de metodologia ativa e a sala híbrida do 5º andar.