A Inteligência Artificial está se tornando um assunto cada vez mais relevante e impactante em diversos setores da sociedade. Nesse contexto, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) iniciou, na manhã desta segunda-feira (6/11), um curso específico para a temática. Desta vez, a capacitação “A Nova Fronteira do Judiciário: A Revolução da Inteligência Artificial Generativa” contou com a presença de desembargadores(as) e assessores(as) do Poder Judiciário Tocantinense.
Além disso, como parte de sua proposta de fomentar a educação e incentivo ao intercâmbio de conhecimentos, a Esmat disponibilizou vagas para o desembargador Elcio Sabo Mendes, o juiz Bruno Perrotta de Menezes e o técnico judiciário Breno Cavalcante do Nascimento, todos do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).
A capacitação tem uma carga horária de 12 horas, sendo que, com exceção da primeira aula realizada presencialmente na Escola, as próximas atividades serão conduzidas por meio de mentorias online. Assim como as outras turmas, o curso é ministrado pelos professores Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo.
A ação tem como objetivo principal atribuir uma compreensão abrangente sobre a Inteligência Artificial Generativa (IAG), fornecendo uma visão estratégica de como utilizar IAGs como suporte administrativo para otimização das rotinas dos gabinetes, auxílio na redação de relatórios e votos, verificação de pré-requisitos formais processuais e apoio para melhorar os resultados avaliados pelo CNJ nos indicadores administrativos.