Tiveram início, nesta terça-feira (23), as aulas da primeira turma do curso Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Nível II, na modalidade de ensino à distância. Realizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), a capacitação possui carga horária de 60 horas-aula e se estende até o dia 10 de maio deste ano.
O curso é destinado a magistrados e magistradas, servidores e servidoras, estagiários e estagiárias, colaboradores e colaboradoras do Poder Judiciário Tocantinense e tem por objetivo capacitar os alunos quanto ao uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), desenvolvendo habilidades de comunicação para com os jurisdicionados surdos, proporcionando aos(às) participantes discussões sobre as especificidades das línguas de sinais, reflexões sobre a diferença surda, a fim de diminuir a exclusão social, discriminação e a desinformação provocada pela barreira linguística cultural.
Sobre as facilitadoras
Heloísa Silva de Araújo Cunha
Servidora da Universidade Federal do Tocantins. Credenciada no Tribunal de Justiça do Tocantins como tradutora intérprete de Libras. Graduada em Letras: Libras – UFT. Possui Prolibras – Exame Nacional de Certificação em Proficiência na Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras, 2007; e Prolibras – Exame Nacional de Certificação em Proficiência no Ensino de Libras, 2015. Ministrou cursos de capacitação de Libras para servidores do Procon do estado do Tocantins, em 2015, IFTO 2015, UFT 2015, 2016, 2018 e 2020.
Renata Laize Pais Brito Mendes
Graduada em Serviço Social, pela Universidade da Amazônia, 2010. Atualmente é tradutora e intérprete de Libras da Universidade Federal do Tocantins e professora do Centro Educacional de Língua Brasileira de Sinais.