Na manhã desta quarta-feira, 26/6, o diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, e a diretora da Faculdade de Direito de Coimbra, professora doutora Anabela Pinto de Miranda, descerraram a placa de lançamento do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portaria MEC nº 268, abril de 2013, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em cooperação com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), e acompanhado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).
O ato marcou a importância do mestrado para o Poder Judiciário do Tocantins.
Na oportunidade, o desembargador Marco Villas Boas outorgou Medalhão da Esmat, à professora doutora da Faculdade de Direito de Coimbra, Maria Benedita Malaquias Pires Urbano, conforme Resolução nº 038/2013.
As professoras doutoras são integrantes do corpo discente de uma das universidades mais tradicionais do mundo.
Presente na cerimônia, o professor da Universidade Federal do Tocantins, Gustavo Paschoal, frisou que “esta parceria tem oportunizado aos operadores do direito uma troca de experiência incrível. Todos conhecemos e respeitamos a tradição da FDUC. Participar desta oficina com os professores portugueses é a realização de um sonho.”
As professoras estão em Palmas para o II Encontro de Cooperação Internacional Técnico-Científica - Brasil e Portugal, com os professores e alunos do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, ora em andamento na Escola Superior da Magistratura Tocantinense em parceria com a Universidade Federal do Tocantins.