Nove juízes tocantinenses finalizam, nesta sexta-feira (26/7), o período de aulas do mestrado acadêmico realizado pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (ESMAP), em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).
O curso é voltado para magistrados do Poder Judiciário Estadual e Federal e vinculado a uma das Escolas que compõem o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM). A turma, formada por juízes e desembargadores de vários Estados do Brasil, contempla vinte e dois alunos na linha de pesquisa em Ciências Jurídicas, e outros vinte na área de Direito Constitucional.
O diretor geral da Esmape, desembargador Fernando Cerqueira, falou sobre o êxito do mestrado e a importância da parceira com a FDUL. Para o magistrado, a Faculdade de Direito de Lisboa é uma das mais respeitadas no cenário europeu. “A Escola Judicial se sente honrada em sediar e proporcionar o mestrado acadêmico visando ao aperfeiçoamento de magistrados”, afirmou o desembargador.
As aulas tiveram início em novembro de 2012 e foram ministradas por professores da FDUL de forma presencial na sede da Esmape. O curso teve duração de dois anos; o primeiro correspondeu à fase escolar, que engloba as aulas e a apresentação de seminários e relatórios científicos relativos às três disciplinas que compõem à área de especialização escolhida. Com o término das aulas, nesta quarta-feira, os alunos devem enviar seus relatórios até o prazo estabelecido pela FDUL.
Do Estado do Tocantins participaram os juízes Deusamar Alves Bezerra, Antonio Dantas de Oliveira Júnior, Álvaro Nascimento Cunha, Renata do Nascimento e Silva, Allan Martins Ferreira, Luatom Bezerra Adelino de Lima, José Eustáquio de Melo Júniro, Luciana Costa Aglantzakis e João Alberto Mendes Bezerra Júnior.