O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) marcou presença na cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Maria Santana, realizada no dia 13 de novembro, no auditório Cuica, no câmpus de Palmas. O Tribunal foi representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho.
Maria Santana faz história ao se tornar a primeira mulher negra a assumir a Reitoria da UFT. Filha de lavradores da região Sudeste do Estado, ingressou na Instituição em 2011 como professora do curso de Pedagogia. Durante a cerimônia, Maria Santana recebeu a beca talar, tradicional vestimenta acadêmica que acompanha a transmissão de liderança na universidade, das mãos do primeiro reitor da UFT, professor Alan Barbiero, em um momento que uniu respeito à história da Instituição e emoção de um novo ciclo que se inicia.

Na mesma solenidade, também foi empossado o novo vice-reitor, professor Marcelo Leineker, com a presença de diversas autoridades estaduais e federais. Entre os presentes, o governador do Tocantins, Laurez Moreira, a primeira-dama e ouvidora da mulher do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, além da diretora adjunta da Escola Superior da Magistratura (Esmat) desembargadora Ângela Haonat.
A cerimônia contou ainda com apresentações da banda de música da UFT e do Grupo Vozes de Ébano, que enriqueceram o evento com cultura e representatividade.
Perfil da nova reitora
Doutora em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da UFT. Atuou na coordenação do FORPROEX/Norte e integrou redes nacionais voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando-se pelo compromisso com a educação pública e o desenvolvimento social.