Professores(as) e acadêmicos(as) do Peru visitam o laboratório LIIARES e avançam em cooperação com a UFT

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) recebeu, nessa quarta-feira (1º/10) professores(as) e estudantes da Universidade Nacional Tecnológica de Lima Sul (UNTELS) para uma visita técnica ao Laboratório Interdisciplinar de Inteligência Artificial (LIIARES). A agenda, realizada em articulação com o Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) reforçou a troca acadêmico-científica entre Brasil e Peru, com foco em pesquisa aplicada, formação de recursos humanos e projetos conjuntos em IA, Automação, Sistemas e Sustentabilidade.

Em nome da UFT, a professora Marilene Andreia Mantovani, coordenadora do Curso de Engenharia Elétrica, destacou o caráter estratégico da aproximação institucional e o potencial de projetos binacionais em áreas como Aprendizado de Máquina, Redes Elétricas Inteligentes e Inovação Aberta. Para a professora doutora, o encontro se revelou extremamente frutífero, proporcionando uma valiosa troca de experiências, o compartilhamento de melhores práticas e a identificação de áreas estratégicas para futuras parcerias, especialmente no curso da Engenharia Elétrica.  

“Foi com grande honra e entusiasmo que a Universidade Federal do Tocantins, em particular o Curso de Engenharia Elétrica, recebeu a distinta comissão da Universidade Nacional Tecnológica de Lima Sul. Esta visita representou um marco significativo e um passo crucial no fortalecimento da cooperação e do intercâmbio acadêmico e científico entre nossas instituições e nações”, afirmou.

Para a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, receber a comitiva da UNTELS no LIIARES reforça a vocação da Esmat para a cooperação internacional e a inovação responsável.

“Ao aproximar pesquisa aplicada em inteligência artificial do ecossistema de justiça, ampliamos as oportunidades de formação para magistrados(as), servidores(as) e estudantes, e construímos pontes duradouras com a UFT e com nossos(as) parceiros(as) do Peru. Esse diálogo técnico fortalece projetos conjuntos, respeita princípios éticos e coloca o Tocantins no mapa das soluções públicas baseadas em evidências”, argumentou.

Durante a visita, a comitiva conheceu os laboratórios do LIIARES, dialogou com equipes técnicas sobre casos de uso de IA no ecossistema de justiça, consultou periódicos e acervos editoriais e alinhou possibilidades de intercâmbio discente e docente. Em depoimento, a professora Margarita Fredesvinda Murillo Manrique (Engenharia Elétrica/UNTELS) ressaltou a relevância da experiência.

“Viemos da UNTELS e visitamos a academia da magistratura. Vimos os laboratórios, especialmente onde estão sendo desenvolvidos estudos em inteligência artificial, o que contribuirá muito para nosso conhecimento. Conhecemos a Revista ESMAT para aprender mais sobre o Brasil e o Tocantins, e visitaremos a biblioteca e outros espaços que nos ajudarão a levar contribuições ao nosso país”, reforçou.


Modificado em:

Acessos:

27