Pop Rua Jud reúne voluntários(as) em alinhamento final para ação que acontece na sexta (22/11)

Foto: Ednan Cavalcanti

Mais de 300 servidores(as) das instituições que compõem o Comitê Regional Pop Rua Jud Tocantins, e que atuarão como voluntários(as) no mutirão homônimo, participaram de uma capacitação no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), na tarde dessa terça-feira (19/11).

O encontro foi o último alinhamento entre a coordenação do programa e os participantes, encerrando a fase preparatória da ação que acontece nessa sexta-feira (22), na Escola Estadual Maria dos Reis Barros, e vai atender pessoas em situação de rua e de extrema vulnerabilidade na região do setor Taquari, na capital Palmas.

Cidadãos como nós

Em Fortaleza(CE), representando o Judiciário tocantinense no Encontro Nacional da Rede de Governança Colaborativa, a vice-coordenadora do Pop Rua Jud Tocantins e juíza auxiliar da presidência do TJTO, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, participou do encontro de forma virtual e, na abertura, destacou o papel do(a) trabalhador(a) voluntário(a) e a importância do acolhimento humanizado nos atendimentos.

Foto: Ednan Cavalcanti

“Nosso objetivo é minimizar as barreiras que essas pessoas enfrentam diariamente em relação ao acesso efetivo à Justiça e incluí-las na sociedade através dos serviços ofertados. São pessoas invisibilizadas, mas não invisíveis. São sujeitos de direitos, cidadãos e cidadãs como todos nós e merecem todo nosso respeito, toda nossa empatia, todo nosso amor”, disse.

Orientações

Em seguida subiram ao palco as servidoras Agnes Rosa e Aruana Guedes, que no mutirão vão atuar como coordenadoras de triagem. Elas compartilharam questões específicas sobre a programação, incluindo a logística de atendimentos e questões sensíveis à abordagem dos(as) atendidos(as).

Agnes Rosa explicou que o mutirão vai ocorrer de forma ininterrupta, das 7h às 18h, e que de acordo com a decisão de cada instituição parceira sobre seu respectivo servidor, a jornada de trabalho voluntário poderá ocorrer tanto de forma integral, como também dividida em dois turnos: matutino, de 7h às 13h, com chegada às 6h30; e vespertino, de 12h às 18h, com chegada às 11h30. No horário entre 12h às 13h, segundo ela, cada instituição também será responsável pela alimentação e transporte de sua equipe até o local.

“Os(as) voluntários(as) servidores do Poder Judiciário terão um ônibus à disposição saindo às 6h e às 11h do Palácio Rio Tocantins. É importante a chegada com antecedência na escola para fazer o registro de frequência, credenciamento e o reconhecimento da área de atendimento”, confirmou a servidora.

Agnes ainda lembrou que cada instituição também é responsável pelo balanço do quantitativo de atendimentos de sua responsabilidade e que esses números vão compor o relatório final do Pop Rua Jud Tocantins. A servidora encerrou sua participação apresentando os demais coordenadores e suas áreas de atuação, além do mapa das salas e serviços oferecidos.

Gentileza gera Gentileza

A servidora Aruana Guedes lembrou a figura mítica do Profeta Gentileza para pontuar detalhes imprescindíveis em uma abordagem de forma leve e humanizada. De acordo com a servidora, palavras e ações fazem toda a diferença. “Mais empatia e menos julgamento. Entender que o termo correto é Pessoa em Situação de Rua e não morador de rua ou mendigo, é o primeiro passo. A escuta, o olho no olho e uma comunicação clara também é uma forma de acolhimento, de respeito. Manter a calma, caso a pessoa atendida se exalte e evitar movimentos bruscos”, ressaltou.

Pop Rua Jud

Pop Rua Jud é um programa voltado ao atendimento da população em situação de rua no âmbito do Sistema de Justiça, garantindo a proteção de direitos e inclusão social diante das necessidades específicas desse público. Isso inclui o acesso a documentos, promoção de audiências humanizadas, informações claras sobre direitos e redes de apoio com serviços sociais.

Clique aqui e assista ao encontro de capacitação promovido pelo Comitê Regional do Pop Rua Jud Tocantins.

Leia também

Poder Judiciário e instituições parceiras, além de voluntários, participam de reunião preparatória para o 1º Mutirão Pop Rua Jud

TJTO começa mobilização para o Pop Rua Jud Tocantins


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima