Em Brasília, magistrados tocantinenses participam do 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun)

Foto: Divulgação

A juíza Renata do Nascimento e Silva e o juiz convocado do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), José Ribamar Mendes Júnior, participam, entre os dias 22 e 24 deste mês, do 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun). Dentro da programação também ocorre o 3º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de discriminação (Fonajurd). A ação acontece em Brasília-DF, no prédio do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na ocasião, juristas e especialistas em História, Sociologia, Literatura e Educação discutem temas como racismo e colonialismo, ações afirmativas, o racismo na contemporaneidade, o direito de pessoas negras à vida, à terra e à cidade e a trajetória de luta dessa população, inclusive sua participação na Assembleia Nacional Constituinte.

Entre os palestrantes de destaque do Encontro estão a diretora-geral do Arquivo Nacional Ana Flávia Magalhães, a mestra e doutora em História Social e professora da Universidade Federal Fluminense Ynaê Lopes dos Santos, o mestre em Sociologia Rodrigo Ednilson, a doutora em Literaturas Africanas Aza Njeri, a mestra em Direto Samara Pataxó, a ativista de direitos humanos Lúcia Xavier, o cientista político Danilo Serejo, o jornalista Tiago Rogero, a diretora de políticas de ações afirmativas do Ministério da Igualdade Racial Anna Carolina Venturini e a assessora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde Rachel Gouveia.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima