A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) deu início à campanha "Doe Livros", uma iniciativa que visa à arrecadação de livros, com o objetivo de promover a remição da pena por meio da leitura nas unidades penais de Araguaína e Barra da Grota, localizadas em Araguaína.
A bibliotecária da Escola, Silvânia Olortegui, visitou o Fórum de Araguaína e as instalações das Unidades Penais nesta segunda e terça-feira (21 e 22/8) para divulgar a campanha aos(as) servidores(as) e magistrados(as). A ação seguirá até dia 20 de outubro, incentivando a reintegração social dos detentos por meio da literatura.
Nesta terça-feira (22/8), Silvânia realizou uma visita à Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPRBG), acompanhada dos diretores das unidades penais: Paulo de Sousa Freitas, diretor da UTPRBG, e Paulo Ricardo Sousa Reis, diretor da Unidade Penal de Araguaína.
Atualmente, o presídio Barra da Grota abriga um total de 515 detentos, enquanto a Unidade Penal de Araguaína conta com 170 detentos. A campanha "Doe Livros" é apoiada por diversas autoridades do Sistema Judiciário, incluindo Fabiano Ribeiro, juíz de direito diretor do Fórum da Comarca de Araguaína.