Palestra “O Mundo Oculto das Feridas Emocionais e as Doenças Físicas” aborda o impacto dos traumas na saúde

Foto: Elias Oliveira (TJTO)

“Ser feliz não é uma escolha. Ser feliz é ser você.” Com essa reflexão, foi iniciada a segunda e última palestra prevista dentro da programação da VIII Semana da Saúde, com o tema: “O Mundo Oculto das Feridas Emocionais e as Doenças Físicas”. A ação foi realizada durante a tarde desta sexta-feira (29/9) e foi ministrada pelo antropólogo pós-graduado em Gendai Reiki Ho, Júlio Nascimento, e pela administradora pós-graduada em Gendai Reiki Ho, Ana Paula Barnabé.

Os palestrantes abordaram a prática do Gendai Reiki Ho, uma alternativa ou complemento de terapias medicinais e psicológicas e que tem virado uma filosofia de vida para se viver saudável e feliz. O objetivo é promover a cura da mente e do corpo, apoiando o crescimento espiritual.

Feridas emocionais

Ao longo de todo o evento, os palestrantes provocaram reflexões aos participantes no que se refere às feridas emocionais e destrincharam sobre como esses traumas podem afetar diretamente a nossa saúde física e mental. “As feridas emocionais elas não só impactam no nosso dia a dia e nas nossas ações. Elas pode fazer com que a gente nos desloque de quem somos, ao ponto de chegar um momento em que tenhamos dificuldade de dizer até mesmo o que gostamos”, afirmou Ana Paula.

Além disso, Júlio e Ana Paula apresentaram exemplos de pessoas que começaram a praticar o Reiki e mudaram totalmente de hábitos, se curaram de diversas anomalias físicas e atualmente possuem um propósito de vida definido e se consideram “extremamente felizes”. 

Cinco princípios

Os palestrantes também explanaram sobre os cinco princípios do Reiki, que segundo eles, são fatores essenciais para viver feliz e saudável. São eles: Não se aborreça; Seja grato; Não se preocupe; Faça tudo com dedicação; e Pratique a gentileza. 

“Importante viver o agora. A maioria das nossas preocupações nem sempre se consolidam e as pessoas às vezes deixam de viver por conta disso. Muito importante também não nos aborrecemos e acharmos que estamos no controle de tudo. Nem tudo vai acontecer como planejamos e também temos que praticar a gentileza e não condicionar essas ações em troca de algo”, disse Júlio.

Cuidado com o colaborador

Ao serem questionados sobre a importância do evento para os servidores do Judiciário tocantinense, os palestrantes afirmaram: "Para a gente é de extrema importância estarmos participando desse tipo de evento, estar falando de saúde aqui no Tribunal e a importância da saúde sistêmica. Perceber que o Tribunal tem esse olhar de cuidado com o seu servidor, isso pra gente é muito interessante. Outro ponto importante a ser mencionado, é que os participantes tiveram acesso à informação para buscar o autoconhecimento, buscar o autocuidado, buscar saúde integral. Fomentar isso para o colaborador faz com que você tenha colaboradores mais produtivos, mais felizes, que entregam, que ajudam mais pessoas, mesmo dentro do mundo do trabalho, do mundo profissional”.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima