A campanha em prol da reconciliação, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que envolve os Tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais, está prevista para acontecer no mês de novembro, entre os dias 6 e 10. Desde 2006, a semana da conciliação tem o intuito de conciliar o maior número de processos no país.
A Conciliação é um meio de resolver, de maneira breve, conflitos de natureza simples, com a presença de um terceiro, este adotando uma posição ativa, porém neutra em relação ao conflito, ou seja, busca a harmonização social e a restauração, nos limites possíveis, da relação social das partes envolvidas.
Como Participar
Os Tribunais devem fazer uma seleção dos processos que têm a possibilidade de acordo e convocar as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição também queira fazer parte dos processos, estes precisam procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso está sendo tramitado.
Outras formas de conciliação
Durante a semana, as conciliações escolhidas são chamadas de processuais, em outras palavras, aquelas que já estão na Justiça. Porém, existem outros meios de resolução de conflitos, intitulados como pré-processual ou informal, que são feitos anteriormente ao processo instaurado, podendo o próprio interessado procurar a solução por meio de conciliadores ou mediadores. Caso as partes optem por esse método, a conciliação pode ocorrer nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania existentes em cada tribunal.
Saiba mais: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-e-mediacao/semana-nacional-de-conciliacao/