A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realiza, de 9 a 13 de março, o curso “Media Training para Porta-Vozes do Poder Judiciário Tocantinense”, com 40 horas-aula, na modalidade presencial, em Palmas (TO). A capacitação é uma ação que contará com 30 vagas, destinadas a magistrados(as) e servidores(as) indicados(as) pela própria Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).
Conforme previsto no Edital n° 021, de 2026, o curso tem como objetivo “oferecer formação estratégica em Media Training para os(as) inscritos(as) que atuam como porta-vozes institucionais, com foco no aprimoramento da relação com a imprensa, projeção institucional e prevenção de riscos e crises de imagem”.
A coordenação do curso é da desembargadora Maysa Vendramini Rosal, presidente do TJTO, e do juiz Wellington Magalhães, diretor adjunto de Altos Estudos e Pesquisa da Esmat. As atividades serão conduzidas pelo jornalista jurídico e media trainer João Camargo Neto (docente) e pela mestra e doutoranda Lily Sany Silva Leite (codocente).
A abertura contará com a participação da servidora Paula Márcia Bittencourt Viana Klein, diretora de comunicação do TJTO, com apresentação da equipe de Comunicação do Tribunal. No início, serão abordados o papel estratégico da comunicação no Poder Judiciário, com foco em transparência, credibilidade e imagem institucional, e a apresentação do “quem é quem” da área, detalhando as frentes de atuação em imprensa, redes sociais, gestão de crise e produção de conteúdo.
A programação combina momentos teóricos e práticos, com simulações de entrevistas, gravações em áudio e vídeo, análise orientada de entrevistas e feedback técnico individual e coletivo. Entre os conteúdos, estão a construção de mensagens-chave com clareza, controle da narrativa em entrevistas, preparo para perguntas imprevistas, comunicação verbal e não verbal, dicção e postura diante das câmeras, além de estratégias para atuação em cenários de crise.
Mais informações podem ser consultadas no edital ou com o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam), pelo telefone (63) 3142-2525 ou pelo e-mail